segunda-feira, 13 de julho de 2009

Discurso de Abertura da 49ª ExpoLondrina

Estamos abrindo, pela quadragésima nona vez consecutiva , nossa exposição. Elegemos como tema central “produzir é preservar” porque entendemos ser essencial multiplicarmos , popularizarmos as discussões em torno do desafio de equilibrarmos a produção de alimentos e a preservação de nosso meio ambiente.


Objetivamente , entendemos que nossa legislação ambiental necessita de aprimoramentos e quando propomos o debate entre produtores e ambientalistas e isto ocorrerá durante nossa Expolondrina, o fazemos convictos de que poderemos aprofundar nossos conhecimentos e , inclusive, elaborarmos propostas capazes de contribuir para a necessária conciliação entre a produção de alimentos e a preservação ambiental


A verdade é que já passou da hora de discutirmos estas questões , especialmente porque tanto a prática da produção de alimentos quanto grande parte das ações relacionadas à preservação ambiental são exercidas no mesmo espaço físico, o que transforma em obrigação , e não em mera liberalidade , a participação dos produtores nessa discussão.São questões tão importantes que não podemos nos dar ao luxo, inclusive, de nos sujeitarmos à indevidas utilizações eleitorais e ideológicas ou a patrulhamentos de qualquer natureza, sempre presentes quando abordamos tais temas. Tais interferências são absolutamente irrelevantes pois o ambiente global e a perspectiva de desabastecimento mundial de alimentos abrange a todos nós, independentemente de raça, credo , orgulho nacional ou convicção política. Pelo contrário , determinados , devemos trilhar nossas ações sob o pragmático compromisso tanto com a preservação ambiental quanto com o fundamental e permanente combate à fome mundial.


Excelentíssimo senhor Ministro da Agricultura Reynolds Stephanes , esta instituição é conhecedora dos esforços que vossa excelência emprega para racionalizar e tecnificar as discussões em torno dos aprimoramentos necessários à nossa legislação ambiental e nós externamos nossos agradecimentos pela sua determinação e ousadia ao iniciar tal pocesso.


Há um ano , senhor ministro , manifestamos nosso apoio aos seus esforços na busca por uma renegociação definitiva das dívidas agrícolas e hoje podemos testemunhar que , muitos dos produtores que àquela época encontravam-se à beira do completo desespero , estão novamente aqui em uma condição muito mais favorável , com muitas de suas dívidas prorrogadas, refinanciadas e com sua capacidade de produzir reestabelecida. Temos consciência de que o processo de renegociação das dívidas agrícolas não conseguiu contemplar na plenitude todos os aspectos de sua composição , mas é inegável que muito foi conseguido e que o senhor ministro tem o mérito de ter coordenado este processo.


E é por isso , senhor ministro , que a Sociedade Rural do Paraná coloca-se à disposição para colaborar em uma necessária reformulação de nossa política agrícola que hoje se baseia essencialmente na concessão de crédito . Necessitamos de uma política agrícola contemporânea , lastreada por preços mínimos que garantam a renda ao produtor , amparada por seguros contra perdas e catástrofes , desvinculada de índices de produtividade, que apenas servem aos interesses de fornecedores de insumos , obrigando o agricultor a produzir , mesmo quando o processo se revela deficitário, desencadeando seu endividamento e as já conhecidas renegociações que custam tão caro tanto à produtores quanto ao governo e à própria sociedade.


Ministro Paulo Bernardo , nosso parque de exposições está completamente tomado pelos nossos parceiros expositores. Ainda ontem à noite , abrimos nossa bateria de leilões, que é 15% maior que a do ano passado, com absoluto sucesso. Hoje à noite , nosso recinto de shows será completamente ocupado pelos nossos visitantes porque foram vendidos todos os ingressos disponíveis antecipadamente. E essas pessoas que vieram com seus carros , com suas motos ou de ônibus irão se deliciar na Feira dos Sabores do Paraná, em nossas barracas de alimentação , irão passar alguns momentos de diversão em nossa área de entretenimento: isso é a força de uma safra agrícola. É a força de uma safra que , mesmo não sendo completamente cheia , desafia , frontalmente , qualquer crise econômica mundial.A pronta atuação do governo em garantir crédito no plantio tem aqui , nesta exposição , a comprovação do acerto de tal medida. Investir na agricultura é assim mesmo , é plantar e colher : grãos , empregos , desenvolvimento , crescimento , solução. Nós contamos com a especial atenção do Governo Federal para o próximo plano de safra.


Governador Roberto Requião ,em 2009, novamente contaremos com uma agenda técnica sensacional. Entre palestras , seminários , debates e visitas monitoradas esperamos receber oito mil produtores , desde agricultores familiares até expoentes da agricultura empresarial. Informação , capacitação e transferência de tecnologia, como já foi explicado por Adam Smith, são formas inteligentes de se produzir riquezas e a Secretaria da Agricultura do Estado do Paraná e a Emater , Governador Roberto Requião , tem sido grandes parceiras da Sociedade Rural do Paraná neste processo . Da mesma maneira , Governador , não podemos deixar de externarmos nossa satisfação em receber pela segunda vez a Feira Sabores do Paraná , expressão perfeita da agroindústria familiar. Ações como esta , como o programa trator solidário e tantos outros, são aqueles capazes de promover o verdadeiro desenvolvimento agrário , desenvolvimento que buscamos e apoiamos, superando em muito as estratégias simplistas, autoritárias e extemporâneas da mera intervenção fundiária.


Nossos pavilhões estão repletos da melhor genética . Nossa área de exposição comercial está totalmente tomada pelo que há de mais moderno na tecnologia da produção. Os agentes financeiros parceiros da agropecuária estão aqui presentes com as linhas de crédito para que se realizem os grandes negócios nestes próximos dez dias: estamos diante do maior evento dos sessenta e dois anos de nossa história.


Esta grandiosidade somente é possível graças ao comprometimento de nossos diretores, conselheiros , sócios , colaboradores e expositores. Também pelo empenho de nossa prefeitura municipal de Londrina e da prefeitura de nossa cidade vizinha de Cambe. Enfim , nossos agradecimentos a todos os presentes pela presença nesta solenidade de abertura oficial de nossa ExpoLondrina , mostra da excelência do que se faz e produz no Paraná e no Brasil , o maior espetáculo de nossa terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário