terça-feira, 14 de julho de 2009

A Salvação da Lavoura é a Salvação da Lavoura



A crise financeira mundial tem suas origens conhecidas : o crédito hipotecário americano . Para explicar de maneira simplificada o que ocorreu , já foram elaboradas as mais diversas analogias.Uma das boas explicações é aquela, que compara os banqueiros que emprestaram dinheiro a clientes com cadastro duvidoso para que comprassem imóveis, a um dono de bar, que resolveu vender fiado aos bêbados do bairro para aumentar suas vendas. Ao final , os bêbados encheram a cara e não deram bola para a caderneta do boteco. De maneira similar , os americanos não honraram suas hipotecas imobiliárias junto aos bancos credores quebrando , inclusive , alguns deles.


O Presidente Lula , que adora uma metáfora , foi preciso ao explicar os efeitos da crise hipotecária americana. Segundo ele , o que ocorre é como uma briga de bar , que começa com dois brigando , sobra tapa para todo mundo e , às vezes , até cadeirada para quem estiver apenas passando pela calçada. Ao Brasil , aparentemente ,sobrou uma cadeirada.
Cadeiradas à parte , o fato é que , como conseqüência à crise americana , precisaremos viver e produzir em um mundo diferente , com disponibilização de crédito de forma mais seletiva e com um ritmo de crescimento menor.


Entretanto , tudo indica que o setor agropecuário deverá ser um dos menos impactados no que se refere à demanda, pois não há indício algum de que o consumo mundial de alimentos vá diminuir. Isto se deve porque em uma escala já conhecida de prioridades, o alimento sempre será o último item a ter seu consumo deprimido.É por isso , inclusive , que nos parece ser , entre tantas importantes frentes de atuação do Governo Federal Brasileiro , a disponibilização de crédito ao setor agropecuário uma ação de baixíssimo risco pois , certamente , o setor de alimentos será pouco impactado por qualquer pressão externa recessiva. Somando-se a esta observação a importância das exportações agropecuárias no resultado da balança comercial brasileira , fica evidente que garantir a produção é a certeza de importantes receitas para as contas federais.


No momento , acompanhamos a atuação do Governo Brasileiro criando mecanismos de apoio e suporte ao setor financeiro e também os movimentos na direção a um apropriado auxílio a alguns setores produtivos , como o da construção civil e o automotivo. São importantes segmentos de nossa atividade econômica que merecem as maiores atenções de nossas autoridades econômicas.


Contudo, viabilizar crédito, tanto à produção quanto à comercialização agropecuária , e renda , através de preços mínimos justos , garantirão não apenas empregos , mas também as essenciais receitas que o momento exige ,através da exportação dos alimentos que certamente continuarão a ser consumidos por este mundo afora. Não existe outra atividade econômica neste país que possa reagir tão previsivelmente e de forma tão vantajosa quanto a da produção de alimentos principalmente pela abrangência dos benefícios que gera. Em síntese e com o perdão dos trocadilhos , será a”a salvação da lavoura”,e não a salvação de qualquer outra atividade econômica , que será capaz de garantir que “ a vaca não vá para o brejo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário