domingo, 2 de maio de 2010

E se os juros baixassem?

Pois é. E se os juros tivessem baixado e não subido? Quais seriam as consequências na economia. Certamente, haveria uma diminuição do interesse de investimentos especulativos estrangeiros o que faria com que diminuísse a pressão sobre o Real, desvalorizando-o.

Desvalorização do Real
E com a desvalorização de nossa moeda, imediatamente nossa industria, nossos produtos industrializados e também os primários ganhariam competitividade e nossa balança comercial voltaria a ter resultados positivos consistentes.

Contas públicas
Com relação às nossa contas públicas, certamente uma taxa de juros menor exigiria muito menos recursos do tesouro para a quitação dos compromissos relativos à divida, sobrando mais dinheiro para manutenção da máquina pública, manutenção do sistema de amparo social e investimentos.

E a inflação?
Bem , a inflação deve ser uma preocupação prioritária de qualquer governo mas,partindo-se do princípio de que nosso governo s busca controlar a inflação através da diminuição do consumo pelo aumento da taxa de juros, que tal aumentarmos a produção com oferta de crédito para investimento na ampliação do capacidade de produção? Lógico que as respostas não são imediatas quando se fala de investimentos, mas quando se faz a opção pelo controle da inflação através do aumento da taxa de juros, aí sim é que o aumento da capacidade de produção e abastecimento do mercado não se concretizam... Sendo assim, elevar a taxa de juros não passa de sedativo, sem função terapêutica alguma!

Nenhum comentário:

Postar um comentário