quinta-feira, 3 de junho de 2010

Tetra campeões


Finalmente, na Copa dos Estados Unidos, voltamos a ser campeões do mundo. Foi a pior final de todas as copas, 0x0 no tempo normal, 0x0 na prorrogação e um montão de penaltis perdidos. O último lance da copa, por sinal, foi a bola para fora do penalti do Baggio. Mas não interessa: finalmente o tetra campeonato.

Seleção marrenta

Nunca havíamos tido uma seleção tão defensiva.Até então, nossa referência defensiva era a seleção do Zagalo do 1974, mas essa aí, pelo amor de Deus! A zaga plantadona lá atrás. Um cabeça de área pela direita, o Dunga, e outro pela esquerda, o Mauro Silva.Dois meias fixos em cada lado do campo. O Raí na meia direita e o Zinho na meia esquerda. O Raí sumiu com esta maneira rígida de jogar e foi substituído pelo Mazinho, originalmente lateral. O Zinho ganhou o apelido de enceradeira, tanta volta que deu em torno de si mesmo.

Dupla de ataque

Já a dupla de ataque era excepcional. Bebeto sempre foi craque.Chorão, mas craque. Cara a cara com o goleiro, perdeu pouquíssimas oportunidades em sua carreira. Quanto ao Romário, não precisa falar nada. Foi o craque da copa, um gênio da grande área. Craque de mais de mil gols,né.

Dupla de zaga

Nossa dupla de zaga também jogou muito. Márcio Santos e Aldair garantiram o sistema defensivo. E olha que não era para serem os titulares. A defesa titular seria composta por Ricardo Gomes e Ricardo Rocha, mas ambos se contundiram.O Gomes foi, inclusive, cortado.

Individualmente , excelente

Analisando friamente, mesmo com todas as críticas que a seleção de 94 ainda hoje recebe, a seleção era boa. Era duro de assistir, só atacava na boa e a criatividade ficava restrita à dupla de ataque. Mas os laterais eram excelente, Leonardo na esquerda e Jorginho na direita. Ambos não jogaram a final.O primeiro porque foi expulso contra os USA. Deu uma cotovelada horrorosa e quem terminou a copa foi o veterano Branco. Já o Jorginho lesionou-se durante a final. Quem o substituiu foi o Cafu.

Dunga e Mauro Silva

Os dois cabeças de área que compunham o "quadrado" do meio de campo do Parreira eram bons, cada uma a seu estilo. O Dunga, mais esforçado. Já o Mauro Silva, fez uma copa extraordinária, jogou muita bola mesmo.

Zinho e Mazinho

Os meias Zinho e Mazinho,o primeiro pela esquerda e o segundo pela direita, foram sacrificados pelo esquema. A ordem era manter a posse de bola e ´somente ir na boa.Um jogo de baixo risco e de muitas bolas recuadas. Mas tecnicamente, craques, sem dúvida alguma.

Romário ,Bebeto e Tafarel

Romário e Bebeto foram os grandes responsáveis pelas nossas vitórias. Decisisivos, aproveitaram quase todas as oportunidades que surgiram durante a copa.Se lá atrás a turma garantia que a seleção não tomasse gols, lá na frente os dois se viravam com as poucas oportunidades que o esquema oferecia. Tafarel jogou bem. Defendeu bolas importantes, inclusive penalti na final.Um bom goleiro, essencial para um time campeão.

Banco

E sabe quem estava no banco? O velho lobo Zagalo, como auxiliar técnico e um garotão de 17 anos chamado Ronaldo.Naquela época era ainda Ronaldinho, depois é que virou fenômeno...

O resto

Eu gostei daquela copa. Romênia, Dinamáquina, Croácia, a própria Itália e a Argentina tinham times muito bons. A Argentina só não foi mais longe porque pegaram o Maradona no anti-doping.

Nenhum comentário:

Postar um comentário