terça-feira, 30 de novembro de 2010

Contas Públicas

Bem, o primeiro discurso da presidente eleita Dilma anunciava que devemos esperar um regime de austeridade fiscal.Ótimo.Esse discurso foi ratificado quando foi anunciado a nova equipe econômica de seu governo.Muito bem.Isso faz sentido porque, quando damos uma olhada nas contas de outubro,dá para ficar com uma pulga atrás da orelha.
.
Déficit nominal
.
O superavit primário foi mixuruca e o déficit nominal foi robusto.É mais ou menos assim,pegando tudo que o governo arrecadou e diminuindo tudo que gastou, sobrou pouco.Daí, com esse pouco, não deu para pagar as contas dos empréstimos.Faltou algo em torno de 6 bilhões de reais.
.
Equipes econômicas distantes
.
Ainda assim não é uma tragédia. Afinal de contas, o Brasil continua crescendo e esse déficit, que é em termos absolutos bem grandinho ,ainda não comprometeu a relação entre dívida e PIB.Esta relação continua caindo.Mas até aí,vá lá. O que realmente me preocupou foi o déficit nas contas da campanha da Dilma.Uns 27 milhões de reais de prejuízo.É grana para xuxu.Disciplina fiscal,zero.Assim,espero sinceramente que a presidenta prudentemente mantenha a equipe econômica da campanha a uma distância cautelosa da equipe econômica do governo.Apenas por precaução.

A força de Cambé

E Cambé já está mostrando força no governo Richa.De cara, já emplacou dois secretários:o Durval Amaral e o Hauly.O primeiro, eleito deputado estadual, foi vice prefeito de Cambé e o segundo, que foi eleito deputado federal novamente,já foi prefeito de nossa cidade vizinha.O Durval Amaral assume a Casa Civil e o Hauly a secretaria da Fazenda. Brincadeiras à parte, o Hauly tem totais condições de ser um excelente secretário e,claro, representa muito bem Londrina, (teve um caminhão de votos na cidade,sua história política,etc...), no governo do Beto Richa.

IBGE

Saíram os números do censo 2010 brasileiro e a gente fica olhando e tirando conclusões.Mas a informação demográfica que mais me surpreendeu recentemente foi a de que Teerã, a capital do Irã, tem 9 milhões de habitantes e que chega a ter 12 milhões de pessoas em dias úteis em função da população flutuante.É muita gente.E é muita poluição,também. Essa megacidade decretou hoje dois dias de feriado municipal para dissipar a nuvem de poluição que paira sobre a região.Os índices de poluição atingiram níveis prejudiciais à saúde humana.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Tropa de Elite

Fui ao cinema ver o Tropa de Elite II.Bacana,super filme de ação.Mas o mais legal é esse negócio de integração das mídias:você assiste ao filme no cinema e,depois,vai para casa e continua assistindo na TV o Reality show ...

Rumo à colônia

Desta vez, a ameaça é outra.Quando a corte portuguesa veio para o Brasil no início do séc. XIX,estavam fugindo do Napoleão Bonaparte. Agora, fogem da crise econômica.A situação em Portugal não está fácil e já há uma nova onda de emigração e o Brasil é um dos destinos mais lembrados.Se bem que,colocando-me no lugar de um português, assistindo ao noticiário internacional e vendo o pau quebrar no Rio de Janeiro, acho que iria reavaliar esse negócio de emigração para o Brasil.

sábado, 27 de novembro de 2010

Anistia Internacional e a "Guerra do Rio"

A notícia é da Agência de notícias da BBC .E por falar em agência de notícias internacional, um fotógrafo da Agência Reuters foi baleado ontem lá na "Guerra do Rio" :

Anistia Internacional

Enquanto o governo do Rio comemora o êxito da ação, a Anistia Internacional emitiu comunicado condenando o uso de violência e pedindo que a presidente eleita Dilma Rousseff lembre-se de sua promessa de ter a segurança pública como uma das prioridades de seu mandato.A ONG de defesa dos direitos humanos conclama autoridades brasileiras a agir proporcionalmente e dentro das margens da lei em sua resposta onda de violência criminal que atingiu o Rio na última semana.
.
Violência Inaceitável
.
“Essa violência é totalmente inaceitável, mas a reposta policial levou risco às comunidades. Autoridades precisam assegurar que a segurança e o bem-estar da população como um todo venham em primeiro lugar em qualquer operação em áreas residenciais”, diz Patrick Wilcken, especialista da Anistia Internacional para o Brasil.O documento condenou as mais de 30 mortes ocorridas durante operações de combate ao tráfico, incluindo a de uma menina de 14 anos, atingida por uma bala perdida dentro de casa, na Vila Cruzeiro. E apontou que o conflito deixou 12 mil crianças sem aulas e impossibilitou milhares de moradores da zona Norte de irem para o trabalho.De acordo com a Anistia Internacional, a polícia fluminense já matou mais de 500 pessoas neste ano em chamados “atos de resistência”.
.
A Segurança Fluminense
.
O secretário de Segurança Pública do Rio, José Mariano Beltrame, disse que a operação realizada na favela quebrou um muro imposto pela guerra e que a estratégia de ocupar e consolidar territórios vai continuar.“Surgiu uma oportunidade e nós não podamos perdê-la”, afirmou ele nesta sexta-feira. “Na medida em que os traficantes saem do conforto de seu reduto, eles ficam vulneráveis e a polícia pode prendê-los com mais facilidade.”

Meninas bonitas

Nosso novo endereço é esse aqui: http://londrina.odiario.com/blogs/alexandrekireeff/

Bacilos


No Brasil, nunca foran tão conhecidos,mas, no mundo latino, a Banda Bacilos fez muito sucesso até 2007,quando dissolveram o grupo.Ontem, Jorge, (Colombiano) José Javier (Porto Riquenho) e André (Brasileiro), estiveram em Londrina e se reencontraram no palco dando uma "canja" durante a festa de aniversário da mãe do André.Os Bacilos ganharam uma vez o american Grammy e quatro o Latin Gramy.Rapidamente,troquei uma idéia com o André e, pelo que percebi, esse reencontro pode até ser o início do retorno da banda aos palcos e aos estúdios .

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Gurerra do Rio

Mais cedo ou mais tarde isso iria acabar acontecendo.Uma hora, o Estado iria confrontar-se com o crime organizado carioca.Não vejo isso tudo como um confronto definitivo,pelo contrário,parece ser a batalha inicial de uma guerra que vem por aí.
.
Quem pode ajudar
.
Não é todo mundo que pode ajudar nessa batalha,mas há um grupo de brasileiros que pode,mesmo à distância, contribuir,sim.Aqueles adeptos de um "cigarrinho do capeta",por exemplo, podem colaborar passando este fim-de-semana de cara limpa, clean , caretas!Afinal,acender um cigarro aqui , em última análise,pode significar acender o pavio de um coquetel molotov que irá incendiar um ônibus lá no Rio de Janeiro.

IBGE


Estava dando uma olhada na pesquisa de pecuária do IBGE e observei que diminuiram as quantidades de muares e asininos.O percentual da diminuição foi de 2,9 e 8,9%,respectivamente.Engraçado, olhando assim, de relance, não parece que tenha havido diminuição na quantidade de burros, mulas e asnos.

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Economia na estrada

Acompanhei pela CBN,enquanto viajava, a entrevista coletiva do Guido Mantega,Mirian Belchior e do Alexandre Tombini,respectivamente ministros da Fazenda,do Planejamento e presidente do Banco Central do governo Dilma.Sem surpresas,basicamente reafirmaram que ninguém é doido e que não pretendem esculhambar a economia brasileira,pelo contrário,querem dar uma apertadinha nos pontos que afrouxaram neste útlimo ano do governo Lula.

Copel

A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou hoje um projeto de lei que permite que a estatal de energia Copel participe de consórcios tanto de forma majoritária quanto minoritária.Isso quer dizer que a empresa vai poder participar de leilões de energia como o que irá acontecer no dia
17 de dezembro, quando cinco usinas hidrelétricas serão disputadas, entre elas a de Teles Pires (MT).Parece que a Copel já manifestou interesse em disputar essa usina matogrossense.Se eu entendi direito, a Copel, uma estatal paranaense de energiaenergia elétrica, pretende ampliar a abrangência de seus investimentos para outros estados.

Petrobrás

O governo do Equador anunciou que a Petrobrás irá embora do país.A confusão está estabelecida porque o governo equatoriano resolveu mudar as regras de exploração de petróleo no país em 2008 e,pelo jeito, as partes não teriam chegado a um acordo.Pelo que entendi,a Petrobrás deverá entregar a operação de seus dois poços ao Equador em um prazo de 120 dias e o governo do Equador deverá pagar "um preço justo" por isso.

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Inglaterra e Butão

Depois do Butão, parece que a Inglaterra também começará a aferir o nível de felicidade de sua população.O Butão já tem seu F.I.B. , a felicidade interna bruta sistematizada. Já até escrevi sobre isso por aqui .Agora, o primeiro-ministro David Cameron anunciou que já tomou as primeiras providências no sentido de auferir o "bem-estar psicológico e ambiental do povo britânico".
.
Hora certa
.
Em época de números econômicos decepcionantes,pode ser uma boa estratégia de apresentação de resultados.E começa em um momento especialmente conveniente, com todo mundo preocupado com a situação econômica, desemprego nas alturas, déficit público... Como é difícil piorar o espírito do pessoal, em breve, provavelmente, o astuto primeiro-ministro terá belos números para apresentar...

CEI

Acabei de ver lá no Baixo Clero que,por 11 votos a 7, foi aprovada a abertura da CEI na câmara de vereadores de Londrina. É,pelo jeito, daqui pra frente o bicho vai pegar para valer.

E o Paulo Bernardo ?

Segundo o que se divulga pela imprensa nacional,Miriam Belchior será a nova Ministra do Planejamento.E o Paulo Bernardo? Para o Banco Central, o Alexandre Trombini,que é diretor da casa, foi o convidado para substituir Henrique Meirelles.Na Fazenda,ficou o próprio Mantega .Acho pouco provável que o ministro Paulo Bernardo não ocupe um cargo de primeiro escalão. Já li por aí que ele comandará a Casa Civil,mas vamos aguardar os acontecimentos para ver o que vai dar.

500 000 !!!!!


segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Henrique Meirelles

Veja só como são as coisas.Até outro dia, todo mundo descendo o pau no Meirelles porque ele era o responsável pela manutenção das altas taxas de juros.Agora, com a perspectiva de sua saída da presidência do Banco Central ,sabe o que aconteceu? Os juros subiram no mercado futuro... Dá para acreditar?

Victor & Leo na ExpoLondrina

Apesar de não apitar mais nada na ExpoLondrina,tem muita gente que ainda manda comentário para cá pedindo esse ou aquele show.Como ontem vi a dupla Victor & Leo no Faustão,dupla que participu das três últimas edições da expô , esgotando os ingressos em duas ocasiões,lembrei-me de postar algo que pudesse interessar aos fãs.Por exemplo,hoje aconteceu uma reunião que poderia ser decisiva para os rumos das contratações para a exposição do próximo ano.Como a pesquisa da preferência popular já foi feita , agora só faltariam detalhes para ser definida a grade de atrações.

sábado, 20 de novembro de 2010

Tubarão

E o Londrina ,ein! Será que agora vai? Estou acompanhando à distância os desdobramentos da nova parceria do LEC e das eleições da nova diretoria. E para quem acha que estas coisas irão trancorrer serenamente,eu discordo. Vai ser sempre assim,com polêmica,palpite de todo o lado,gente querendo ajudar e gente qerendo atrapalhar.Tudo isso porque ,para mim, a marca "Londrina Esporte Clube" é ,disparadamente, a mais querida e ,por isso mesmo,talvez a mais valiosa de nossa cidade.
.
Experiência

Esperimente promover um evento. Um show, um espetáculo qualquer.Vou falar de show porque organizei alguns,já. Você contrata um artista de renome nacional, faz uma baita promoção, com propaganda em Outdoor, busdoor, anúncio em jornal,rádio e televisão.Depois,faz um esquema de promoção de vendas com 20,trinta pontos de venda antecipada e,na hora H, vão 3 ou 4 mil pessoas .

Tubarão

Agora, veja o caso do Londrina.Está em sei lá qual divisão do paranaense, ganha um ou dois jogos, daí vai jogar com o ... sei lá, com qualquer um,vamos supor. Não faz uma propaganda sequer, não oferece nenhuma facilidade parecida para a aquisição dos ingressos e ,na hora que você vai ver ,aparecem 4 ou 5 mil pessoas no estádio. O povo gosta, o povo adora o tubarão.

Futebol em geral

E não é só o Tubarão não. O londrinense gosta de futebol . Quer saber de uma dificuldade na oraganização da ExpoLondrina?É a escolha do show da quarta à noite. Tem que tomar cuidado porque pode acontecer de ter que encarar um jogo do Coringão no mesmo horário e ,na época da exposição,está pertinho da decisão do paulistão.
.
E quando lota?
.
Pois é, de vez em quando lota um ou outro show.É quando vem se apresentar algum artista famoso no seu auge.É como se fosse um jogo ,hoje, com o Messi em campo.Daí lota mesmo.

Star Wars


A OTAN decidiu que irá construir um escudo anti-mísseis para todos os países componentes do Tratado do Atlântico Norte.A Otan irá convidar a Rússia para participar do escudo.A última vez que ouvi falar disso foi ainda durante a "guerra fria", quando o presidente americano, Ronald Reagan, anunciou o projeto do escudo anti-mísseis chamado de Guerra nas Estrelas que era tão dispendioso que fez com que a União Soviética jogasse a toalha,dando um fim à corrida armamentista.Assim , não tivemos a terceira guerra mundial, nenhuma bomba atômica explodiu e a terra continuou sendo o lar de incontáveis espécies.Diziam que, ao fim da guerra termonuclear total , restariam apenas as baratas...Coincidência, ou não, agora quem ficou deixada de lado nessa história de escudo foi a nova superpotência , a China.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Amor para desabrigados

Os refugiados da erupção do vulcão Merapi, na Indonésia, têm recebido água e alimentos nos abrigos improvisados, mas estão reivindicando a criação de "áreas de amor".Acontece que as acomodações coletivas não contam com qualquer privacidade e, pelo que se percebe, mesmo diante das óbvias dificuldades, os indonésios continuam com a moral elevada.

China

Parece que a China está enfrentando problemas no controle da inflação dos preços dos alimentos e que deverá tomar medidas que podem incluir até o controle dos preços.Chega a dar arrepio lembrar desse negócio de congelamento de preços,da época do plano cruzado do Sarney,etc... No começo funcionou,mas por aqui as coisas não terminaram bem,não.

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Feriado

Aproveitei o feriado para acabar a leitura do livro Padre Cícero:poder,fé e guerra no sertão.Vale à pena ler.Sou suspeito ao recomendar o livro porque sou admirador do nordeste, da cultura sertaneja nordestina,especialmente.Mas independentemente disso, o livro é muito interessante contando,inclusive, com várias fotografias históricas bem bacanas.

domingo, 14 de novembro de 2010

Ecologia sertaneja


"Não toquem fogo no roçado nem na caatinga;não cacem mais e deixem os bichos viverem:não criem o boi nem o bode soltos:façam cercados e deixem o pasto descansar para se refazer;não plantem em serra acima,nem façam roçado em ladeira muito em pé:deixem o mato protegendo a terra para que a água não a arraste e não se perca a sua riqueza." A "pregação ecológica" é do Padre Cícero ,em Juazeiro ,Ceará, no início do século passado.Tem outras coisas bacanas à respeito d3 reflorestamento para que se evitasse que o sertão virasse um deserto...

sábado, 13 de novembro de 2010

Criminalidade aumentando

Em Nova York. Os índices de homicídio aumentaram em 15 % em relação a 2009 e está todo mundo ficando preocupado .Ainda estão em uma baixa de 73 por cento em comparação com 1993 e 17 por cento inferior aos níveis de 2001 mas, mesmo assim, já estão se perguntando quais seriam as causas.O departamento de polícia de Nova York conta com 35 mil funcionários.

Alerta da Airbus

Você também sofre da síndrome do Belchior e tem medo de voar de avião?Então dá uma olhada nisso aqui que está lá no site da BBC: "Airbus lança alerta internacional para problemas elétricos em aviões"

Enxugando gelo

Parece que enxugar gelo deixará de ser sinônimo de ação inútil.Pelo menos na China já não é mais.

Cerrado


As aves ocuparam o cerrado.Conforme as estações do anos se sucedem, algumas espécies assumem o protagonismo no cerrado.Agora é a vez das aves.O que tem de loro,ema,tuiuiu,siriema e patão pelo cerrado é uma verdadeira festa.E os filhotes de loros já estão voando, acompanhando suas mães. Ou pais? Não sei como é que funciona entre loros.Ontem pude observar de perto uma cena bem interessante.Bem interesante para mim, não é, que aprecio a vida em seu ambiente natural.Para muita gente é uma bobagem sem tamanho,enfim...Pousada em um galho,a "lora" ou o loro adulto raspava a casca desse galho até fazer uma "massa" na borda do bico e depois passava para o bico do filhotão, quase do seu tamanho.Uma espécie de "raspinha de maçã" para loros.Pensando bem ,esta postagem está mais para uma bobagem sem tamanho...

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Incentivo

Por aqui, até que as coisas andaram calmas, mas como o Paçoca com Cebola postou lá minha postagem sobre a doação de recursos públicos para o pagamento de parte do aluguel da Dedic, a coisa deu uma fervida por lá.

Insinuações

O que mais rolou foram insinuações. Pedem para o Ministério Público investigar e por aí vai.Mas,sinceramente, refletindo sobre o assunto, não vou para esse lado,não. Estamos falando de um negócio entre grandes grupos empresariais . Estamos falando de uma prefeitura e de uma câmara de vereadores inteira.Não tem lógica.Mas não quer dizer que não haja espaço para observações.

Opinião

Em minha opinião, situações como essas são fruto da ausência de uma estratégia geral para se tratar a questão.Acredito que a iniciativa da prefeitura tenha como objetivo simplesmente conferir à Dedic incentivos para que seja realmente competitiva nacionalmente enquanto instalada em Londrina, garantindo empregos , etc...

Critérios

A questão fundamental é que, como não contamos com uma política moderna de incentivo à geração de empregos institucionalizada, as questões finalizadas caso-a-caso passam a ser interpretadas das mais diversas maneiras.

Pontos de vista diferentes

Na administração passada, o que se via era que a estratégia utilizada para a atração de empresas e geração de empregos estava amparada na "doação" de áreas . Agora, pelo que entendi ,o subsídio ao aluguel pretende garantir uma redução nos custos equivalente a 2% do faturamento bruto previsto da empresa .

Crítica

Quando na minha postagem (governança) especulei sobre o que teria acontecido, sob quais circusntâncias chegou-se à conclusão de que se deveria pagar o aluguel da Dedic, estava satirizando uma negociação que deve ter acontecido em condições evidentemente diferentes ,mas que construíram a solução do incentivo através do aluguel. A crítica não é à solução em si,que poderia ser esta ou outra qualquer,de acordo com a legislação,não é esse o ponto.A crítica cabe à necessidade da negociação específica.

Dá para mudar

Espero que algo seja feito.Acredito que Londrina tenha todas as condições de institucionalizar através do executivo e de sua câmara de vereadores uma política consistente de atração de investimentos empresariais e geração de empregos aprimorada e realmente ousada.Um passo além do que contamos hoje.

Regras e liberdade

Fico imaginando que durante a elaboração e discussão de uma nova política a ser institucionalizada , com regras claras e abrangentes, os próprios vereadores teriam muito mais liberdade na defesa de seus pontos de vista.Imagino que possa haver situações,hoje em dia, em que determinado vereador possa discordar do incentivo previsto à alguma empresa, ou à doação de áreas.Entretanto,diante da exposição frente a centenas ou milhares de funcionários e seus familiares, é natural que tenha dificuldades para defender suas posições.
.
Debatendo conceitos
.
Contudo,quando se debate conceitos, princípios e regras não há nenhum tipo de constrangimento.Pelo contrário, há espaço para a defesa explícita de pontos de vistas e princípios o que, ao menos teoricamente, poderia gerar um plano estratégico e de desenvolvimento que refletisse as prioridades municipais atuais quanto ao tipo de atividade a ser incentivada, perfil de mão-de-obra a ser ocupada e tantas outras coisas.
.
Mais coisas

E há muito mais à respeito do assunto.O apoio ao empresariado estabelecido, planejamento da infra-estrutura e muitos outros pontos que especialistas poderiam discorrer muito melhor do que eu. Acredito que esteja mais do que na hora para ser desencadeada a elaboração de um planejamento estratégico e de uma nova política de desenvolvimento para Londrina,mas não apenas isso.Entendo como importantíssimo que este planejamento e esta nova política sejam institucinalizados através do legislativo, para que não acabe dentro de uma gaveta como já cocorreu com um tal PDI no passado.

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Governança

Interessante esse negócio da prefeitura pagar metade do aluguel da Dedic.Está todo mundo preocupado com os empregos já existentes e com aqueles que possam vir a ser gerados.Ótimo.Mas eu fico imaginando como as coisas podem ter chegado à esse desfecho.
.
Negociação
.
Será que os administradores da Dedic assinaram com o dono do imóvel um contrato de R$ 213 000 reais por mês mesmo achando que não ia dar para pagar? Ou quando viram que estava apertado,alguns meses depois da inauguração, foram ao proprietário tentar uma renegociação?Imagino que o dono do prédio tenha jogado duro,contando com muito outros interessados em alugar aquele imóvel por R$ 213000,00 por mês.
.
Ajuda
.
Assim, com 2587 empregados dependendo do empreendimento, o empresário foi bater à porta da prefeitura solicitando ajuda para pagar o aluguel? Senão o quê? Senão fecha as portas e demite todo mundo? Senão cancela seus investimentos em Londrina e muda tudo para ,sei lá, Maringá?
.
Aguenta
.
Com mais alguma empresas como essa por aqui, certamente vai sobrar emprego em Londrina,mas vamos torcer para elas conbinarem seus aluguéis antes,senão a gente não aguenta,não...

Demissão na indústria

A Milênia está demitindo,li no JL de hoje. São 150 funcionários que estão perdendo seus empregos.Será que tem algo haver com nosso câmbio valorizado em relação ao dólar e ao yuan,a moeda chinesa? É possível, hoje em dia há muita coisa que vale mais à pena ser importada destes dois países do que ser produzida por aqui.

Alumínio

Recentemente, estava conversando com um amigo que fabricava peças de alumínio e que fechou seu negócio devido à concorrência chinesa.Estava me contando que seus concorrentes nacionais que sobreviveram simplesmente mudaram suas indústrias para a China,senão teriam que fechar suas portas também.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Ministro Fernando Nigel Mansell Haddad

Faltam o quê? Cinquenta,sessenta dias para acabar este governo? Nem isso.Dias úteis ,então, menos ainda. Este governo está no finalzinho,mas para o ministro da Educação Fernando Haddad certamente será um longo e torturante período de explicações depois desta última prova do Enem.
.
Nigel Mansell
.
Este caso do Enem me fez lembrar do piloto de fórmula 1 Nigel Mansell,na última volta, dando tchauzinho para a torcida quando, inexplicavelmente, seu carro "apagou".Dizem que o piloto inglês simplesmente desconcentrou-se e deixou o carro "morrer".Em outra ocasião,em Portugal,a corrida estava praticamente ganha e o Mansell parou para trocar os pneus mas,logo após sair dos boxes, uma roda caiu! Desta vez, a culpa foi da equipe.E no caso do Enem? A culpa vai ficar para o piloto ou para a equipe?

Inflação

A inflação ficou em 0,75% em outubro, a maior apurada para meses de outubro, desde 2002 .A taxa acumulada de janeiro a outubro, de 4,38%, já supera a inflação do ano passado, quando chegou, de janeiro a dezembro, a 4,31%. Contabilizando os últimos 12 meses,passa dos 5%.Não é nenhum bicho de sete cabeças, mas é bom ficar de olho porque esse negócio de inflação não é brincadeira ,não.

Lembrança

Essa geração mais nova não sabe o que é isso,mas inflação não é brincadeira.Precisamos aprender com erros:moratória,congelamento de preços do Sarney,planos cruzados,confisco da poupança do Collor para,finalmente, resolvemos a parada com o Plano Real no governo Itamar Franco. Foi baseado na URV,indexador que fez com que a inércia inflacionária acabasse e pudéssemos estabelecer novos preços calculados na nova moeda, o Real.Lógico, depois tivemos problemas, mas de um jeito ou de outro estamos mantendo a inflação controlada há muitos anos.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Vasos comunicantes

O Banco Central fez uma sondagem junto a analistas financeiros o que reforçou a sua percepção de que se o país economizar o equivalente a 1% do PIB em seus gastos no período de um ano, poderia derrubar a taxa de juros em 1% sem aumentar a inflação.Outra conclusão interessante é que ,pelo contrário,se aumentar a taxa de juros em 1%,derruba a inflação em 0,25 pontos %! Ainda,se mantiver os juros e cortar as despesas em 1% do PIB, a inflação cai 0,32 pontos %.Tudo isso considerando sempre o período de um ano. Lógico, há a possibilidade de se aumentar a arrecadação aumentando-se impostos o que certamente poderia compensar algum excesso nos gastos públicos,mas ninguém está pensando nisso agora,claro.Ou está?

Slow City

Acompanhando as notícias sobre o censo e a expectativa do número de habitantes que Londrina terá, fiquei pensando sobre essa verdadeira obsessão à respeito do crescimento da população que ,aliás, se confunde com crescimento econômico e com os objetivos de uma comunidade.Acho interessante todo mundo falar tanto de crescimento sustentável,mas sustentar as estratégias de crescimento preferencialmente na questão demográfica.

Contra-mão

Mas tem gente que pensa muito,mas muito diferente mesmo.Há um movimento chamado de "slow city" que pretende valorizar outro tipo de crescimento para as cidades.Interessante,o movimento começou na Itália inspirado pelo movimento "slow food" e já conta com a adesão de municípios em diversas regiões do mundo.Se não me engano, Parati faz parte desse movimento.

Bienal

Estive na Bienal em São Paulo neste fim-de-semana.Fazia bem uns 10 anos ou mais que não ia a uma Bienal. Tem muita coisa bacana,vale à pena ir, sim.Há,por exemplo, uma sequência de desenhos em carvão do brasileiro Gil Vicente que ,se não se destaca pela ousadia criativa ou pela técnica utilizada , é realmente chocante e faz o maior sucesso pelos personagens incluídos em seu trabalho.Até agora pouco mantive na postagem a imagem da obra "Auto-retrato matando Lula",mas estava me incomodando e resolvi excluir.Tem também matando o FHC,o Bush,o Bento XVI e mais alguns personagens bem conhecidos .São seus "Inimigos" ,produção de 2005 e 2006.

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Brasil exporta dinheiro

A Casa da Moeda do Brasil irá fabricar notas de 100 pesos para nossos vizinhos argentinos.Pelo que entendi, a Casa da Moeda deles não tem capacidade operacional para imprimir o dinheiro necessário para atender o aumento do consumo esperado para este final de ano.E do jeito que as coisas vão lá nos USA,nós vamos acabar dando uma mão também na impressão de dólares pois hoje mesmo o Banco Central americano anunciou a liberação de mais 600 bilhões de dólares.Vão comprar Títulos do Tesouro,isto é,trocar papel por papel moeda.

Anunciada privatização de empresa pública

O Governo americano deixará de ser acionista majoritário se for bem sucedida a oferta pública de ações que a General Motors anunciou nesta quarta-feira . Mundo maluco esse,não? Quem diria que assistiríamos um dia a uma privatização de uma empresa fabricante de veículos americana...

Monteiro Lobato e Euclides da Cunha

Dia desses li,não me lembro onde, que algumas autoridades do Ministério da Educação avaliaram o livro "Caçadas de Pedrinho",de Monteiro Lobato, como preconceituoso e que haveria a possibilidade de ser excluído dos acervo de livros recomendados nas escolas públicos.Mais ou menos isso.Existem alguma colocações à respeito da Tia Nastácia,que é afrodescendente, inadequadas.
.
Preconceito de verdade
.
Agora, se você quer ler algo realmente extemporâneo,leia o final do cap. II de "Os Sertões" do Euclides da Cunha (da parte O Homem). Imediatamente anterior ao capítulo III em que inicia com a famosa frase "O Sertanejo é, antes de tudo ,um forte", o autor faz uma série de considerações à respeito de raças superiores e inferiores e a "mestiçagem" entre elas que são realmente chocantes quando analisadas sob a compreensão contemporânea.

Vai uma Brahma aí?

A Ambev,gigante do mundo das cervejas,anunciou o resultado deste terceiro trimestre com um crescimento de 47,5% em relação ao mesmo período do ano passado.Resultado parecido só mesmo o dos bancos brasileiros.

terça-feira, 2 de novembro de 2010

Oposição deverá obter maioria dos deputados

Nos Estados Unidos,não aqui.Pelo jeito, o Obama vai ter que se virar com minoria na câmara de deputados e,talvez,até mesmo no senado.Mas temos que levar em consideração de que se tratam de previsões baseadas em pesquisas eleitorais e pesquisa eleitoral, já viu, né...
.
Paz e amor na terra do exterminador do futuro
.
Na Califórnia, alem das eleições legislativas, também haverá nesta quarta um plebiscito sobre a legalização do plantio e do consumo de maconha em pequenas quantidades.

Exportação de problemas

Colocaram Zona Azul em frente ao prédio onde moro. Meio esquisito.Outro dia já proibiram estacionar do lado de lá da calçada.Já perdemos metade das vagas de estacionamento,mas vá lá, quem sabe fará bem ao trânsito. Mas a zona azul, não entendi direito.
.
Nosso quarteirão
.
No quarteirão onde moro,contando os dois lados da rua,existem 7 edifícios residenciais e apenas dois estabelecimentos comerciais.Um deles,pequeno, fechado para reformas e um outro com um amplo e ocioso estacionamento próprio.
.
Zona Azul
.
Assim, a Zona Azul que sempre pensei que fosse implantada para se gerar vagas para os veículos flutuantes,que normalmente estão relacionados com as atividades comerciais da região, perde seu sentido aqui em frente de casa.A não ser que o problema de falta de vagas seja em alguma rua comercial próxima onde a falta de planejamento urbano tenha gerado um problema lá,agora exportado para cá.

Trabalho duro pela frente

Estava ouvindo a CBN agora de manhã , peguei "de raspão" uma discussão sobre o número de abstenções neste segundo turno e resolvi fazer uma conta rápida somando abstenções ,votos brancos e nulos.O total chegou a aproximadamente 36 milhões e trezentos mil votos.Se somarmos aos 43 milhões e setecentos mil votos do Serra chega-se a 80 milhões.A Dilma foi eleita com 55 milhões e setecentos mil .Esses números sugerem que para a Dilma atingir uma aprovação de governo satisfatória ela terá que trabalhar muito ,muito mesmo.

segunda-feira, 1 de novembro de 2010

1600 cabeças de gado serão abatidas no MS

Não, desta vez não é a aftosa,não.Ocorre que o Ministério da Agricultura encontrou um confinamento em Três Lagoas,MS, que estava usando produtos de origem animal na alimentação de gado bovino em confinamento.Isso é proibido e esta é uma das ações preventivas contra a tal da doença da vaca loca que,aliás,nunca foi encontrada por aqui no Brasil.Na verdade, o abate estava programado para ser iniciado na quarta-feira passada, mas não tenho informação se de fato efetivou-se.

Transgênicos

Você que é agricultor, que vem plantando soja RR e já tem praga resistente em sua área, dá uma olhada nessa notícia linkada aqui.

Discurso da Dilma

Ontem,ouvindo a Dilma discursar,defendendo a liberdade da imprensa,a diversidade religiosa e até o cumprimento de contratos, fiquei pensando o quanto o brasileiro ainda desconfia de suas instituições.Eleição após eleição, persiste aquela dúvida: mas será que este presidente não vai roer a corda?Pois os dois mandatos do Lula já deviam ter sepultado tanto as dúvidas quanto qualquer pretensão esdrúxula.Quanto ao discurso da Dilma, foi bom.Falou de princípios,de economia, de metas e de prioridades.Vamos torcer para que tudo dê certo.