quarta-feira, 30 de dezembro de 2009
Entrevista do Ministro Paulo Bernardo
Por coincidência, acompanhei hoje a gravação de uma entrevista do Ministro Paulo Bernardo concedida à Rede Massa. Foi bem o Ministro, respodendo com tranquilidade e segurança inclusive às inteligentes provocações do repórter Gelson Negrão.
Em janeiro, 5% de biodiesel no diesel
A partir de janeiro a mistura de biodiesel ao diesel no Brasil deverá passar à 5%. Isto equivale à uma demanda de 2 milhões de litros de óleo de soja destinados à transformação em biodiesel. Assim, parte da soja que estava sendo exportada em grão, passa a ser industrializada por aqui, gerando empregos, gerando sub produtos, e agregação de valor à cadeia. Esta é a importância da industrialização e, neste caso, da agroindústria.
terça-feira, 29 de dezembro de 2009
Da assessoria do deputado Alex Canziani
Sr. Alexandre, bom dia.
Sobre a nota "Alex Canziani", publicada ontem em seu blog, temos algumas considerações:
O deputado Alex Canziani não só foi relator do projeto que transformou o Cefet do Paraná na primeira Universidade Tecnológica do país como gestionou diretamente a instalação de uma unidade em Londrina e em Apucarana. Também gestionou a instalação do IFPR (ou Ifet) em Londrina, Ivaiporã, Paranaguá e em outras localidades.
A obra da Universidade Tecnológica em Londrina é do Governo federal, através do MEC, mas a gestão foi feita pela participação intensiva do deputado Alex Canziani, que na época intercedeu positivamente perante a Prefeitura, que também precisava entrar como parceira no projeto.
Canziani, que é membro da Comissão de Educação da Câmara Federal e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Profissional e Tecnológica do Congresso Nacional, também destinou emendas parlamentares para incrementar a construção da unidade londrinense.
Temos relatos e comprovações de toda a história narrada acima, que já perdura por mais de seis anos.
Para a concretização deste sonho, aliás, vale destacar também o empenho do ministro Fernando Haddad e o papel importante que teve o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, como também a participação e a vontade política do próprio presidente Lula.
A cidade merecia a Universidade Tecnológica e por isso Londrina e região estão de parabéns!
Agradecemos a oportunidade pelo esclarecimento.
ASSESSORIA ALEX CANZIANI
DEPUTADO FEDERAL
Boletim Informativo 2009
Recebi em casa o boletim informativo 2009 do deputado federal Alex Canziani. De forma resumida , o deputado apresenta parte de suas atividades como congressista e o material é muito bem feito e simpático. Sou contemporâneo do Alex Canziani na UEL. Quando assumi a presidência do Centro Acadêmico da Veterinária pela licença do presidente (eu era vice), participamos juntos do Conselho de Centros Acadêmicos pois ele presidia o C.A. do curso de Direito.
Alex Canziani
Há algum tempo, no dia 4 de setembro para ser exato, postei neste blog algumas colocações à respeito do mérito da criação da Universidade Técnica Federal-Londrina. Na ocasião, dividi o mérito, entre o André Vargas e o Alex Canziani. Rapidamente, um internauta postou um comentário explicando que , na verdade, o deputado Alex Canziani fora o relator do projeto de lei que transformou o CEFET em UTF, Universidade Técnica Federal -Londrina. Na ocasião, prometi corrigir oportunamente a gafe e é o que estou fazendo agora. Espero que, agora certo, não esteja cometendo nenhuma injustiça com o Deputado Federal André Vargas
Investimentos estrangeiros na indústria de insumos
Um estudo do Banco Central revela que entre 2002 e 2008 o setor agropecuário recebeu quase US$ 47 bilhões em investimentos estrangeiros diretos. Grande parte direcionados à indústria de insumos agropecuários segundo o site beefpoint. O desenvolvimento deste parque indiustrial no Brasil é muito bom. O fato dele se dar através de capital internacional nos sugere haver uma dependência tecnológica preocupante.
Quem será o próximo governador do Paraná?
Segudo o Blog Faca Amolada, o Datafolha identificou que 66% dos eleitores paranaenses ainda não decidiram em quem vão votar nas eleições do ano que vem para o governo do Paraná.A disputa, ao menos por enquanto,fica entre Beto Richa ou Álvaro Dias, Osmar Dias e Orlando Pessuti. Há espaço para novos nomes, quem sabe do próprio PT? Esta e muitas outras perguntas começarão a ser respondidas no dia 3 de abril, quando muitos pré-candidatos ao governo do estado e a outros mandatos terão que deixar os cargos que ocupam . Como se diz no Maranhão, a partir de então é quando "vaca não conhece bezerro".
Vitamina de Paçoca com Cebola
Ontem este blog bombou. A quantidade de acessos recorde foi vitaminada por uma postagem do blog Paçoca com Cebola linkada conosco que estimulou muitas visitas por aqui. Mas ,veja bem : este blog bombou levando-se em consideração os nossos acanhados padrões de visitas. Sou praticamente um ermitão cibernético, um monge tibetano digital em constante meditação eletrônica.Mesmo com a vitamina , não dá para comparar com os super blogs de Londrina.
Blog funciona
Blogs com elevado acesso funcionam muito bem como veículos de divulgação. Durante o Rural Tecnoshow que a Rural promoveu em outubro, estreiamos na "mídia eletrônica" ao anunciarmos o evento em três blogs: Paçoca com Cebola, Londrix e Baixo Clero. Ato contínuo às inserções, nossas inscrições para o IV Rural Tecnoshow, que são 100% feitas pela internet, tiveram um grande aumento. O efeito foi imediato.
Reforço do Andarílio
O blog O Andarílio do Almir Escatambulo também fez uma postagem linkando com este blog o que reforçou ainda mais a quantidade de acessos.
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Wilson Moreira
Podeira ser o ex-prefeito Wilson Moreira o destaque da década em nossa cidade? Esta é a sugestão anônima que foi enviada a este blog. Você tem outra sugestão?
Lei de mudanças climáticas será sancionada
O presidente Lula vai sancionar a Lei de Mudanças Climáticas com 3 vetos.Esta lei fixará meta de redução de emissão de CO2 entre 36,1% a 38,9% até 2020. Os vetos foram definidos em reunião entre Lula e os ministros do Meio Ambiente, Carlos Minc, e de Minas e Energia, Edison Lobão.
Vetos
Um dos vetos, pedido pelo ministério de Minas e Energia, elimina uma determinação de o País abandonar "paulatinamente" o uso de combustíveis fósseis. Outro veto, solicitado pela Advocacia Geral da União (AGU), consiste em dispositivo que estava previsto na lei que proibia contingenciamento de recurso para o combate a mudanças climáticas. O terceiro veto, mais amplo, afeta diversos itens do artigo 10º, principalmente um que limitava a usinas hidrelétricas de pequeno porte as políticas de estímulo governamentais.
Falta um decreto
Segundo o ministro Minc, a Lei de Mudanças Climáticas precisa agora de um decreto, a ser formulado pelo governo, que estabelecerá as metas específicas de redução para cada setor da economia, como mineração, transporte, agronegócio, construção civil e geração de energia. Minc disse que não há prazo específico para o decreto, mas o governo trabalhará o mais rapidamente possível para conclui-lo. (Corrigida às 17:00h)
Personalidade da década de Londrina
Quem foi a grande personalidade desta década em Londrina? Algum político? Um atleta, um empresário, algum líder de algum movimento social? Algum jornalista ou escritor? A quem caberia este título? Caso este blog tivesse um acesso parecido com o Paçoca com Cebola, faria uma enquete por aqui.Por enquanto, me contento com uns comentários pingados...
No Brasil e no Paraná
Certamente o presidente Lula e o Governador Requião foram as grandes personalidades políticas do país e do estado respectivamente. Iniciam a nova década com metas parecidas. O presidente Lula pretende eleger a ministra Dilma como sua sucessora e o governador Requião pretende disputar ele próprio a presidência.
Personalidades mundiais da década
Não tenho a menor dúvida: os grandes protagonistas desta década, infelizmente, foram o Bin Laden e o presidente Bush. Os destaques negativos prevaleceram.
Fato marcante da década
Faltam apenas três dias para esta década acabar. Uma década que para muita gente não iria nem começar pois o mundo iria acabar no ano 2000, mas que iniciou sob a expectativa do "bug do milênio".O fato marcante da década certamente foi o atentado de 11 de setembro.
domingo, 27 de dezembro de 2009
Campeões mundiais !!!
Está certo que não foram todos os países que participaram do estudo mas, se considerarmos que na Copa do Mundo da FIFA participam 36 países e quem ganha vira campeão do mundo, podemos nos considerar campeões mundiais em "spread" bancário. As informações são de um estudo inédito feito por José Ricardo Roriz Coelho, diretor do Departamento de Competitividade e Tecnologia da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).Feito com base em dados do Fundo Monetário Internacional , o trabalho mostra que o spread médio brasileiro é o maior em um grupo de 40 países cujas metodologias de cálculo dos juros se assemelham à adotada pelo Banco Central do Brasil.
Duelo Brasil x Japão
Em agosto, o spread médio cobrado no País era de 26,77 pontos porcentuais, enquanto no Chile estava em 6,04 pontos e na Itália, em 4,39 pontos. O custo mais baixo foi apurado no Japão, onde o spread representava apenas 1,28 ponto porcentual. "Confirmamos o que já é um consenso: o spread brasileiro é uma aberração", afirma Roriz Coelho.
Números confiáveis
Roriz Coelho reconhece que a metodologia não é perfeita. Mas argumenta que os números se aproximam bastante da realidade. Entre setembro de 2008 e agosto de 2009, os brasileiros pagaram spread médio de 28,4 pontos porcentuais, oito vezes mais alto que o valor cobrado nos cinco países que constam do índice de competitividade da Fiesp, cujo spread médio no período foi de 3,5 pontos porcentuais. Entre todos os 40 países pesquisados, essa média ficou em 7,3 pontos porcentuais.
Alexandre Kireeff e Fernando Kireeff
Para sanar dúvidas: Eu sou o Alexandre Kireeff, presidente da Sociedade Rural do Paraná e estou na foto em pé e usando óculos. O que está sentado e sem óculos é o Fernando Kireeff, presidente da Sercomtel, meu irmão.
Confusão
Tem ocorrido com frequência: às vezes sou confundido com meu irmão, outras ele é confundido comigo. Ninguém sabe quem é quem, qual dos dois preside a Sociedade Rural do Paraná ou a Sercomtel. Tem muita gente que pensa que somos uma única pessoa, um tal de Kireeff que acumula cargos na Rural e na telefônica municipal. Não dou muita bola, não. Acho até natural que ocorra este tipo de confusão e, absolutamente, não me incomodo. De qualquer forma, estou postando fotos e explicações para ajudar na distinção.
sábado, 26 de dezembro de 2009
Plantio direto conserva carbono no solo
Pesquisas conduzidas ao longo de vinte anos pela Embrapa e a Universidade Federal Fluminense atestam a capacidade do plantio direto conservar o dobro de carbono no solo quando comparado às técnicas tradicionais de cultivo. Os experimentos foram realizados em áreas do campo experimental da Embrapa Soja aqui em Londrina. Importantíssima esta validação científica. Abre-se a perspectiva da agricultura tornar-se uma grande aliada no combate ao aquecimento global ao ampliar a utilização da técnica do plantio direto.
Ingressos para shows da Expo Londrina 2010 à venda
A partir de janeiro os ingressos para os shows da Expo Londrina 2010 já estarão à venda. Inicialmente apenas para empresas, assim que anunciarmos a grade e, para o público em geral, à partir de fevereiro.
Shows da Expo Londrina 2010 já estão definidos
Já estão definidos os shows da Expo Londrina 2010. Estamos em fase de assinaturas de contratos para que possamos fazer a divulgação. Gostei demais da grade de shows que atende em cheio nossa pesquisa de opinião feita junto à população de Londrina .Pesquisamos tanto o público acostumado a frequentar os shows da exposição quanto o público que não tem nos prestigiado. Para nossa surpresa, o resultado da pesquisa foi muito parecido. Até mesmo entre as diversas classes econômicas as respostas foram parecidas e com poucas variações.
Salário também é "meio" e não apenas "fim".
Há muito tempo se defende a tese de que o aumento de salários devesse ser consequência do crescimento econômico. Acontece que as evidências comprovam que o aumento real dos salários mínimos, tanto nacional quanto o estadual, tem contribuído fortemente com o crescimento econômico. Assim, o aumento real dos salários e do poder aquisitivo da população passaram a ser causa do crescimento, garantindo aumento do consumo de incontáveis itens de nosso comércio e de nossa indústria, impactando fortemente no PIB nacional e paranaense.
Plano de safra 2010/2011 em maio
Existe a possibilidade do lançamento do próximo plano de safra ser lançado em maio e não em junho como normalmente ocorre. Há ainda a expectativa que o próximo plano de safra conte com taxas de juros menores pois as atuais já não garantem a viabilidade da produção.
Soja da região
Hoje vamos rodar a região e dar uma olhada nas lavouras de soja. Por enquanto, tudo está correndo muito bem nesta safra e as áreas que pudemos ver estão esplêndidas mas hoje vamos rodar um pouco mais. Não chega a ser uma "Expedição Safra", da Gazeta do Povo, está mais para uma "Missão Caipira", mas funciona.
quinta-feira, 24 de dezembro de 2009
quarta-feira, 23 de dezembro de 2009
terça-feira, 22 de dezembro de 2009
Consumo de alimentos cresceu 13,8% no trimestre.
Com um crescimento de 16,8% no volume de compras de bens não duráveis no 3º trimestre deste ano, as classes D e E foram as campeãs no consumo e com isso puxaram o crescimento geral do volume de compras em 9,7%, comparado ao mesmo período de 2008. Os dados foram divulgados ontem (21) pela consultoria LatinPanel. Alimentos tiveram o maior crescimento médio, de 13,8% no 3º trimestre de 2009, ante o mesmo período de 2008. Limpeza ficou em 2º,com ascensão de 9,2%,e bebidas em 3º,com 6,2%.
AME
A Patrícia Pedalino nos mandou uma importante mensagem que reproduzo abaixo:
Caros amigos e colaboradores,
o presente e-mail é para lembrar que o prazo para efetuar o pagamento da destinação do imposto de renda é 30 de dezembro. (de qualquer cidade do Brasil)
Quanto a destinação, o procedimento é simples.
Acessando este link do site da Prefeitura de Londrina - http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=fundo, click em FORMULÁRIO DE DESTINAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA AO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, localizado na parte inferior da página.
Você preenche o formulário com seus dados pessoais ou da empresa e no próximo passo seleciona a entidade beneficiada, neste caso a AME ( primeiro nome na lista
para seleção), a seguir preenche o campo com o valor a ser destinado, imprime e efetua o pagamento.
O valor da destinação ao Fundo Municipal (procedimento acima) é descontado integralmente do Imposto de Renda a pagar - exercício 2009.
Devem ser observados os percentuais abaixo:
* Pessoa física poderá destinar 6% do valor do Imposto de Renda devido.
* Pessoa Jurídica, até 1% desde que a empresa utilize-se da Tributação pelo Lucro Real.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE O SEU CONTADOR.
Pedimos a gentileza de nos informar da sua contribuição para que possamos acompanhar a verba destinada.
Permaneço a disposição para qualquer esclarecimento e auxílio no cadastro.
Atenciosamente,
Patrícia Pedalino
fone 43 3377-6560
Leandro - 43 3377-6500
http://www.maosestendidas.org.br/
Caros amigos e colaboradores,
o presente e-mail é para lembrar que o prazo para efetuar o pagamento da destinação do imposto de renda é 30 de dezembro. (de qualquer cidade do Brasil)
Quanto a destinação, o procedimento é simples.
Acessando este link do site da Prefeitura de Londrina - http://home.londrina.pr.gov.br/homenovo.php?opcao=fundo, click em FORMULÁRIO DE DESTINAÇÃO DE IMPOSTO DE RENDA AO FUNDO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE, localizado na parte inferior da página.
Você preenche o formulário com seus dados pessoais ou da empresa e no próximo passo seleciona a entidade beneficiada, neste caso a AME ( primeiro nome na lista
para seleção), a seguir preenche o campo com o valor a ser destinado, imprime e efetua o pagamento.
O valor da destinação ao Fundo Municipal (procedimento acima) é descontado integralmente do Imposto de Renda a pagar - exercício 2009.
Devem ser observados os percentuais abaixo:
* Pessoa física poderá destinar 6% do valor do Imposto de Renda devido.
* Pessoa Jurídica, até 1% desde que a empresa utilize-se da Tributação pelo Lucro Real.
PARA MAIORES INFORMAÇÕES CONSULTE O SEU CONTADOR.
Pedimos a gentileza de nos informar da sua contribuição para que possamos acompanhar a verba destinada.
Permaneço a disposição para qualquer esclarecimento e auxílio no cadastro.
Atenciosamente,
Patrícia Pedalino
fone 43 3377-6560
Leandro - 43 3377-6500
http://www.maosestendidas.org.br/
Orçamento federal em discussão
O orçamento da União está sendo sendo aprovado, parte a parte, nestes últimos dias do ano. Para agricultura é essencial que haja a devida provisão orçamentária para que se garantam os preços mínimos oficiais. Sem orçamento, não há política agrícola e muito menos garantia de qualquer preço.
Garantia de preços mínimos
Conforme divulgado no site do Ministério da Agricultura, o governo federal publicou no Diário Oficial da União desta segunda-feira (21) autorização para a transferência de R$ 782 milhões do Orçamento Oficial de Crédito (OOC). O valor será aplicado de acordo com as comprovações de operações já realizadas pelos agricultores à Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e será utilizado para pagamentos dos contratos de opção de café, operações de garantia de preço mínimo para algodão, trigo e milho e, ainda, Aquisição do Governo Federal (AGF) para milho e trigo. Os pagamentos serão realizados até o dia 30 de dezembro.
segunda-feira, 21 de dezembro de 2009
Copenhagen
Pois é, nada de novo foi criado na Dinamarca. O encontro de Copenhagen, que deveria gerar um novo acordo entre as nações para substituir o "protocolo de Kyoto", cuja validade expira em 2012, não conseguiu tingir seus objetivos. Não chega a ser uma decepção pois é realmente muito difícil estabeler consenso em negociações multilaterais envolvendo atores tão diferentes: como conciliar interesses de nações pobres africanas, de nações em desenvolvimento asiáticas, de potências econômicas ocidentais e de pequenas ilhas desesperadas pelas consequências já mensuráveis do aumento do nível dos mares?
Teorização da prática
Eu gosto muito de modelos matemáticos para a sistematização de idéias. Funciona muito bem para mim. Com relação ao impacto da presença humana no planeta, existe uma continha muito simples, óbvia, que ajuda a entender de que forma podemos atuar com eficácia na mitigação do impacto da humanidade sobre a terra. Assim, podemos combater o aquecimento global, a utilização de recursos naturais em excesso e assim por diante. A equação é a seguinte: Impacto = quantidade de pessoas x renda média x tecnologia utilizada
Equação do impacto
Para quem não gosta de matemática a palavra equação já dá arrepio, mas a continha simples do "impacto" que apresentamos é uma equação de primeiro grau. E não é complicado compreendê-la: a primeira conclusão que se observa é que quanto maior for a quantidade de pessoas sobre o planeta, maior será o impacto, o consumo de recursos naturais, a produção de resíduos dos mais variados. Quanto mais gente, mais consumo e mais produção de porcaria e, portanto, maior desgaste de nosso planeta!
Renda bruta
Essa é uma observação que muitas vezes passa desapercebida. Quanto maior a renda de um indivíduo, maior impacto causa ao meio ambiente. Um executivo que tenha seu veículo próprio, que passe o dia em um ambiente climatizado, que se utilize de transporte aéreo , uma, duas vezes semanalmente para cumprir com eficiência suas responsabilidades, impacta o meio ambiente de maneira muito maior do que um pescador artesanal, que se utilize de uma canoa a remo para seu transporte, que pratique sua profissão utilizando-se de uma vara, um anzol e uma tarrafa. Como exemplo, apresentei dois extremos para ficar bem claro o quanto a renda está diretamente relacionada com o impacto no meio ambiente.
Tecnologia
Esta é outra má notícia: quanto maior a utilização de tecnologia, também maior o impacto. Tem uma íntima correlação com a questão da renda pois as tecnologias de alto impacto ambiental coexistem com rendas elevadas. Ar-condicionado, transporte motorizado rodoviário e aéreo, climatização de ambientes, iluminação pública, processos industriais dos mais variados, siderurgia, indústria química, etc... Tudo isto está diretamente relacionado com o impacto ambiental:quanto maior utilização de tecnologia, maior o impacto ambiental.Não estou levando em consideração uma nova geração de tecnologias sustentáveis, lógico.
Qual é o caminho?
A conta do impacto, ajuda-nos a direcionar as boas intenções de todos nós para onde de fato poderá haver resultados. Está óbvio que a diminuição do crescimento populacional pode ser uma das frentes de atuação para a mitigação dos impactos humanos em nosso planeta. Como fazê-lo? Como enfrentar as questões morais envolvidas? Thomas Malthus acreditava que a escassês de recursos de alimentos se encarregaria de equilibrar o crescimento desordenado. Também acreditava que guerras e pestes poderiam se encarregar de equilibrar a presença humana no planeta.Ele acreditava que o planeta tinha limites de sustentação à espécie humana, fosse por falta de alimentos ou, até mesmo, através do auto controle da natalidade que dificuldades econômicas poderiam desencadear junto às populações. A reflexão malthusiana é mais ampla do que normalmente levamos em consideração.
Sustentabilidade
A meu ver não há outro caminho. O princípio, o conceito da sustentabilidade aplicado intensivamente é o principal mecanismo de moderação ao impacto humano no planeta. A mudança das tecnologias de produção energética, de transporte, de transformação industrial e de produção alimentar são essenciais para a diminuição do número final da equação que quantifica o tamanho do impacto humano no planeta. Quanto mais rapidamente substituírmos as tecnologias atuais por outras suatentáveis, maior será a eficiência na meta de diminuirmos o impacto humano na Terra. A implementação de tecnologias sustentáveis inevitavelmente preservará as populações e possibilitará às mais pobres que estas tenham acesso ao aumento de suas rendas e ao consumo. Ou assumimos os princípios da sustentabilidade como pré-requisito de nossas ações ou , algo me diz, teremos que nos confrontar com o óbvio: que os recursos naturais deste planeta são limitados e que nossa presença ostensiva por aqui poderá modificar o meio ambiente para uma condição desfavorável para a presença humana aos bilhões, como ocorre hoje.
domingo, 20 de dezembro de 2009
Origem dos visitantes deste blog
A origem geográfica dos acessos a este blog foi surpreendente: tivemos acessos vindos de 13 países. A imensa maioria acessou este blog do Brasil, mesmo. Os acessos brasileiros representam 98% dos números levantados. Em segundo lugar , por razões óbvias, estão os acessos portugueses. Mas também tivemos acessos dos USA, da Inglaterra, da Alemanha, Itália, Moçambique, Angola, Holanda, Dinamarca, Egito e um único e isolado acesso, provavelmente por engano, do Paquistão.
Brasil
Quando detalhamos a origem dos acessos brasileiros, identificamos que tivemos nestes primeiros 30 dias de monitoramento, acesso de 92 diferentes cidades brasileiras. Londrina respondeu por 47% destes acessos e São Paulo ficou em segundo lugar com 25%.
Londrinenses
Os londrinenses são os responsáveis também pelo maior tempo de permanência neste blog. Ficam , em média, cinco minutos conectados e visitam três páginas. Muito mais do que o pessoal de Curitiba, que fica conectado por cerca de um minuto e meio e visita 1,62 páginas por acesso.
Existem duas maneiras que preferencialmente são utilizadas pelos internautas para localizar este blog. A mais frequente, ocorre quando procuram por mim , digitando desde "Kireeff" até " Blog do Kireeff" e todas as variáveis possíveis em torno do tema. A segunda forma é através da palavra "Expolondrina" e suas variáveis: "shows expo 2010", "Expo Londrina 2010" , e por aí vai. Há algum tempo,digitei a expressão "Barões do Café". Isto foi suficiente para muitos escolares (eu imagino que sejam escolares) paulistas terem se conectado a este blog em busca de informação à respeito do tema. Foi no início de dezembro, por isso acredito que sejam alunos estudando para passar de ano...
Via de conexão
Existem alguma formas de acessar este e qualquer outro blog. Primeiro através do acesso direto, pelo endereço público. Segundo através de um buscador e , terceiro, através de um link.Quanto aos links, a maioria deles veio do super visitado blog Paçoca com Cebola. O segundo acesso mais utilizado foi via blog Baixo Clero e , na sequência, o Café com Pizza. Isto quando falamos dos acessos londrinenses. Outra via de acesso que temos é via Twitter, que está aumentando.
sábado, 19 de dezembro de 2009
Monitoramento do blog
Hoje faz um mês que iniciei um preciso monitoramento deste blog. Verifico a origem geográfica das visitas, o tipo de navegador utilizado, os sites de origem e até , quando o acesso é desencadeado via "buscador", as palavras que acabam direcionando o visitante a este blog.Vou preparar um resumo e postar. É bem interessante. Entre outras coisas, identifiquei a surpreendente visita de um internauta de Islamabad, do Paquistão!
Rosalina Batista
Conversei longamente com a Rosalina Batista, presidente da Associação das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato. Dona Rosalina, que é mineira, mudou-se para o Paraná ainda na década de 60, especificamente para Tamarana, na época distrito de Londrina. Viveu o sistema de colonato, remunerada através da partilha de "ameia" da produção até mudar-se para a periferia de Londrina.
Educação e não a geada
O motivo que trouxe Dona Rosalina, a presidente da Associação das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato para a periferia de Londrina não foi a falta de trabalho na zona Rural. Também não foi a erradicação dos cafezais na região de Tamarana, onde morava, após a geada de 1975. Ela me disse que foi a falta de escola para seus filhos que a trouxe para a cidade. A "expulsão" da terra se deu pela falta de infra-estrutura, não por razões econômicas.
Enquete encerrada
Segundo 30 determinados e participativos seguidores deste blog, os prováveis candidatos à disputa pelo Governo do Estado do Paraná serão o Beto Richa, o Orlando Pessuti e o Osmar Dias. Esta opção recebeu mais de 50% dos votos.
sexta-feira, 18 de dezembro de 2009
China anunciou diminuição de tarifas sobre alcool
O governo chinês anunciou nesta sexta-feira (18/12), a intenção de reduzir a tarifa de importação do álcool de 30% para 5% - redução que pode ser estendida ao etanol. Isto poderá abrir um importante mercado ao etanol brasileiro além de favorecer a internacionalização definitiva deste produto nacional
China pretende usar etanol na gasolina
O governo chinês espera compor uma mistura de 10 milhões de toneladas de etanol na gasolina até 2020 como parte de um esforço para ajudar na redução das emissões dos gases de efeito estufa.
Tarifas norte americanas e européias
Os Estados Unidos impõe a tarifa de US$ 0,14 por litro de etanol importado do Brasil o que eleva o preço do biocombustível e o torna menos competitivo. A União Européia, da mesma forma, taxa o etanol produzido no Brasil em 0,19 euro por litro.
Pesquisas
Segundo o Blog Faca Amolada,serão divulgadas duas pesquisas sobre intenções de voto nesta segunda-feira. Será que teremos surpresas? Certeza mesmo apenas que ainda há muita, mas muita água para passar por debaixo da ponte antes que o cenário das disputas eleitorais do ano que vem seja definido.
quinta-feira, 17 de dezembro de 2009
Novidades da Expo Londrina 2010
No começo de janeiro divulgaremos algumas importantes novidades da Expo Londrina. São novidades que ratificarão nossa Expô como um dos grandes eventos nacionais o que deverá acarretar , à partir deste ano, em um aumento paulatino da abrangência da divulgação de nossa Expo Londrina.
Desinteresse
Impressionante o desinteresse à respeito desta primeira enquete feita neste blog. Até agora, apenas 29 visitantes se dispuseram a escolher uma das alternativas. E a enquete acaba amanhã! Vou testar alguma coisa tipo "Garota Verão do Blog". Enquete com foto de biquini, etc. Aí eu quero ver se fica nesta lenga-lenga.
Cavalos de Salto
Acabaram de chegar a Londrina quatro éguas de salto importadas da Holanda. Certamente darão um impulso à seleção de cavalos de salto na região pois se tratam de verdadeiras jóias genéticas, reconhecidas mundialmente. O hipismo clássico de Londrina que já tem destaque nacional em competições passa,agora, também a destacar-se sob o ponto de vista da seleção e produção de cavalos e éguas de salto.
Celso Marconi
Ontem, o Celso Marconi passou lá na Rural e pudemos bater um papo. Acabou de chegar sa Índia e contou-me que , ao contrário do que afirmei aqui, já foram implantados mais de 80 embriões bovinos de origem indiana aqui no Brasil. São embriões das raças Nelore , Gir e Guzerá.
Saiwal e Taparkar
Saiwal e Taparkar
Conversamos sobre as raças Saiwal e Taparkar, raças leiteiras de pequeno porte que jamais foram impotadas por brasileiros. Quando estive na India com o Celso, há mais de 10 anos, conheci essas duas raças de gado e acredito que poderiam ser muito bem utilizadas em pequenas propriedades. Para quem entende de gado , essas raças se assemelham à raça Jersey , que é britânica,quanto ao porte, mas são zebuínas , com cupim .
Candidaturas
Tem um certo blogueiro amigo que não vai acreditar , eu sei. Mas a verdade é essa: não conversamos nem sobre candidatura à câmara federal e muito menos sobre sucessão na Rural
Beatles comem vegetais
Paul McCartney se empenha em iniciativas anti-carne
O ex-integrante do grupo musical "The Beatles", Paul McCartney, vegetariano há muito tempo, narrou um vídeo de 13 minutos para a organização People for the Ethical Treatment of Animals, que defende o tratamento ético dos animais, para aumentar a conscientização sobre os abatedouros no qual declara: "se os abatedouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos". O vídeo pode ser visto no site Meat.org.
O ex-integrante do grupo musical "The Beatles", Paul McCartney, vegetariano há muito tempo, narrou um vídeo de 13 minutos para a organização People for the Ethical Treatment of Animals, que defende o tratamento ético dos animais, para aumentar a conscientização sobre os abatedouros no qual declara: "se os abatedouros tivessem paredes de vidro, todos seriam vegetarianos". O vídeo pode ser visto no site Meat.org.
Argentina restringe exportações de carne
Frigoríficos da Argentina disseram ontem que o governo atrasa a emissão de licenças para exportação de carne bovina a fim de elevar a oferta doméstica e frear a alta dos preços vista nas últimas semanas em função da demanda de fim de ano. A Argentina é um importante exportador de carne, mas tem o maior consumo per capita do mundo, cerca de 73 quilos por ano.
Opinião pública sensível
Isso faz da carne um produto sensível para a opinião pública. "Há alguma demora (na concessão de licenças de exportação) e ameaças de que, se o preço não baixar, as exportações serão suspensas", disse Miguel Schiariti, diretor da Câmara da Indútria e Comércio de Carnes (Ciccra). Alguns setores da indústria e fontes da Onnca (órgão responsável pela emissão de licenças) negaram que haja dificuldades, mas a informação foi corroborada por outros representantes do setor. "Desde segunda-feira não se autorizam operações de exportação para toda a indústria. (Mas) os embarques não foram interrompidos, o que já estava autorizado segue seu curso normal", afirmou uma fonte de frigorífico.
Intervenções são comuns
O governo argentino interferiu várias vezes no mercado de carnes nos últimos anos e chegou a suspender as exportações para garantir o abastecimento doméstico. Para o governo, a alta atual tem origem especulativa. A disputa acontece num momento em que a Ciccra denunciou à Justiça irregularidades na divisão da cota de exportação de cortes nobres destinada à Europa (a cota Hilton).
Opinião pública sensível
Isso faz da carne um produto sensível para a opinião pública. "Há alguma demora (na concessão de licenças de exportação) e ameaças de que, se o preço não baixar, as exportações serão suspensas", disse Miguel Schiariti, diretor da Câmara da Indútria e Comércio de Carnes (Ciccra). Alguns setores da indústria e fontes da Onnca (órgão responsável pela emissão de licenças) negaram que haja dificuldades, mas a informação foi corroborada por outros representantes do setor. "Desde segunda-feira não se autorizam operações de exportação para toda a indústria. (Mas) os embarques não foram interrompidos, o que já estava autorizado segue seu curso normal", afirmou uma fonte de frigorífico.
Intervenções são comuns
O governo argentino interferiu várias vezes no mercado de carnes nos últimos anos e chegou a suspender as exportações para garantir o abastecimento doméstico. Para o governo, a alta atual tem origem especulativa. A disputa acontece num momento em que a Ciccra denunciou à Justiça irregularidades na divisão da cota de exportação de cortes nobres destinada à Europa (a cota Hilton).
quarta-feira, 16 de dezembro de 2009
Dia de muito trabalho
A agenda de hoje está completamente lotada. Vamos destruí-la para podermos vislumbrar festas de fim-de-ano tranquilas com a família.
terça-feira, 15 de dezembro de 2009
Providências
Hoje vamos tomar providências relativas às discussões travadas na reunião de diretoria que tratou do oligopólio existente em nossas cadeias tanto da carne suína quanto bovina. A única boa notícia relacionada à questão frigorífica é a do início das atividades em nossa região de mais um frigorífico independente, com muita experiência em exportações. Não vou dizer quem é e nem onde fica porque até o momento não houve o anúncio oficial e não vou estragar a novidade. Mas estamos acompanhando o processo de perto há algum tempo e, na medida do possível, colaboramos para que este novo frigorífico de abate de bovinos se tornasse realidade e uma nova alternattiva regional.
Decreto 7.029/09
O presidente Lula assinou quinta passada o decreto 7.029/09 que prorroga os prazos para averbação da reserva legal. O presidente Lula agiu corretamente , principalmente porque a matéria está sendo discutida na câmara federal onde se prepara um novo código florestal.
Produtores e desmatadores
O decreto 7.029/09 foi criticado por ambientalistas pelo fato de "anistiar" os desmatadores ilegais. E estão cobertos de razão. Entretanto, muito mais de que isto, o decreto também anistiou produtores que jamais derrubaram um palmo sequer de nossas florestas , mas que adquiriram propriedades que não possuiam reservas averbadas. Tratam-se de propriedades formadas há muitos anos,em produção há décadas, às vezes centenárias e que haviam sido fiscalizadas e seus proprietários atuais sumariamente criminalizados. A distinção entre propriedade irregular e crime ambiental deve ficar clara em nosso novo código ambiental para que se separe o joio do trigo. os desmatadores criminosos de propriedades irregulares.
Cena do crime
Imagine só o seguinte: um policial encontra em determinada propriedade um cadáver e automaticamente responsabiliza o proprietário pelo assassinato. De forma similar,este é o problema de nosso código florestal:a fiscalização , ao deparar-se com uma propriedade que não tenha sua reserva legal, autua o proprietário e o criminaliza , mesmo que este proprietário jamais tenha cortado uma só árvore em sua vida. Desta forma, o nosso código florestal induz os proprietários de áreas irregulares, que poderiam ser promotores de nossa recomposição ambiental, a aliarem-se a desmatadores criminosos, a turma da moto-serra.(editado às 13:46)
Vamos discutir ambiente para valer
Não podemos ficar discutindo meio ambiente apenas como se isto se tratasse de fazer ou não a averbação de reserva legal. Precisamos incluir nas discussões os aspectos globais da questão climática e também da produção de alimentos. Nossas decisões unilaterais serão confrontadas com estes aspectos globais, muitas vezes tendo sua eficácia neutralizada.
Exemplo
É mais ou menos assim: criar regras restritivas aos produtores brasileiros deixará de ter qualquer efeito sob o ponto de vista ambiental global caso o mesmo não ocorra de forma multilateral.Obrigar produtores brasileiros a reduzir suas áreas de produção de trigo em 20% para que se faça a recomposição florestal não criará nenhum benefício real se o mesmo não for exigido de outros países como a Argentina. Não havendo a exigência também aos nossos vizinhos , ato contínuo à redução brasileira, haveria a expansão de áreas similares na Argentina, neutralizando globalmente os benefícios eventualmente criados pelos produtores brasileiros.
Simplifiquei...
Lógico, simplifiquei. Existem outros benefícios da recomposição florestal. Mas o fato inquestionável é que se não aprofundarmos nossas discussões , nossos esforços tendem a tornarem-se gargalos à competitividade de nossa agricultura, perdendo competitividade internacional perante nossos concorrentes descomprometidos ambientalmente, além de vermos nossas recomposições florestais regionais sendo "compensadas" por devastações florestais em outra parte qualquer do planeta
O que isto significa?
Resumidamente isto significa que é necessário conciliarmos nosso código florestal com nossa política comercial externa, taxando produtos oriundos de países descomprometidos com a preservação ambiental, criando mecanismos compensatórios , construindo compromisos multilaterais e outras tantas providências capazes de tornar nossos esforços ambientais eficazes, preservando o meio ambiente regional e global, a renda e a competitividade de nossa agricultura.
Exemplo
É mais ou menos assim: criar regras restritivas aos produtores brasileiros deixará de ter qualquer efeito sob o ponto de vista ambiental global caso o mesmo não ocorra de forma multilateral.Obrigar produtores brasileiros a reduzir suas áreas de produção de trigo em 20% para que se faça a recomposição florestal não criará nenhum benefício real se o mesmo não for exigido de outros países como a Argentina. Não havendo a exigência também aos nossos vizinhos , ato contínuo à redução brasileira, haveria a expansão de áreas similares na Argentina, neutralizando globalmente os benefícios eventualmente criados pelos produtores brasileiros.
Simplifiquei...
Lógico, simplifiquei. Existem outros benefícios da recomposição florestal. Mas o fato inquestionável é que se não aprofundarmos nossas discussões , nossos esforços tendem a tornarem-se gargalos à competitividade de nossa agricultura, perdendo competitividade internacional perante nossos concorrentes descomprometidos ambientalmente, além de vermos nossas recomposições florestais regionais sendo "compensadas" por devastações florestais em outra parte qualquer do planeta
O que isto significa?
Resumidamente isto significa que é necessário conciliarmos nosso código florestal com nossa política comercial externa, taxando produtos oriundos de países descomprometidos com a preservação ambiental, criando mecanismos compensatórios , construindo compromisos multilaterais e outras tantas providências capazes de tornar nossos esforços ambientais eficazes, preservando o meio ambiente regional e global, a renda e a competitividade de nossa agricultura.
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
Marfrig capta US$ 300 milhões
Na sexta-feira, a Marfrig comunicou o fechamento de um empréstimo de US$ 300 milhões com o Bradesco. O financiamento tem vencimento em sete anos, com carência de dois anos. Segundo o frigorífico, a operação permitirá uma melhora do perfil de endividamento e está dentro da política de manter "um confortável excedente de caixa nas operações".
Em mercado ologopolizado, imagine só quem vai pagar essa conta...
Em mercado ologopolizado, imagine só quem vai pagar essa conta...
Zoneamento do Trigo
Brasília (14.12.2009) - O zoneamento agrícola de risco climático para a cultura do trigo de sequeiro foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (14). A lista dos municípios aptos para o plantio no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso foi divulgada em sete portarias.
O estudo identificou municípios e os períodos de menor risco climático para o cultivo do trigo de sequeiro. Foram utilizados dados climáticos com variação de 15 a 30 anos, avaliando temperatura, umidade e chuva.
As portarias são acompanhadas de nota técnica especificando as cultivares e os períodos mais indicados para plantio, os tipos de solos apropriados ao cultivo e a relação dos cidades nos estados e no Distrito Federal. (Da Redação)
O estudo identificou municípios e os períodos de menor risco climático para o cultivo do trigo de sequeiro. Foram utilizados dados climáticos com variação de 15 a 30 anos, avaliando temperatura, umidade e chuva.
As portarias são acompanhadas de nota técnica especificando as cultivares e os períodos mais indicados para plantio, os tipos de solos apropriados ao cultivo e a relação dos cidades nos estados e no Distrito Federal. (Da Redação)
Noite Universitária confirmada
Hoje acertamos os principais detalhes operacionais da I Noite Universitária da Expo Londrina. Será no dia 6 de Abril , contará com show exclusivo lá no Recinto João Milanez e uma maneira diferente de divulgação e promoção. Desta forma, resgatamos o vínculo histórico da Rural com o público universitário rompido desde o fechamento das Barracas Universitárias que ,de universitárias, somente tinham o nome nos últimos anos. Falo isso com autoridade: quando estudante de veterinária, nossa turma de formandos teve uma barraca na exposição.Quando assumi a presidência da Rural, o que encontrei não era nada parecido com a promoção amadora e apaixonada de outros tempos: era terceirizada e profissionalizada.
Expo Londrina 2010
Estamos na expectativa do fechamento de importantes contratos relativos à Expo Londrina 2010. Alguns já estão acordados e passam pela fase de assinaturas dos representantes legais. Outros estão ainda em fase de confecção dos contratos, sempre uma fase chata pois demanda muitas idas e vindas até que se chegue ao texto final. Cria alguma ansiedade, mas estamos caminhando em um ritmo aceitável.
Informação importante aos credores do Frigorífico Independência
Informação importante para pecuaristas e demais fornecedores credores do
Independência e Nova Carne– cadastramento de conta bancária para pagamentos
Cajamar, 02 de dezembro de 2009
O Independência S.A. (“Independência” ou “Companhia”) informa que estará realizando o
cadastramento de contas bancárias dos credores do Independência e Nova Carne até o dia 31 de
dezembro de 2009.
Este cadastramento será necessário para a realização do pagamento inicial que está previsto para o
dia 31 de janeiro de 2010, como exposto no Plano de Recuperação Judicial que consta do site
http://www.independencia.com.br/.
Os credores pecuaristas e demais fornecedores deverão enviar para Companhia as informações
referentes à conta bancária de mesma titularidade do documento registrado para pagamento (nota
fiscal).
Os dados necessários são:
• CPF ou CNPJ
• Nome da pessoa ou empresa credora
• Banco
• Agência
• Conta Corrente
• Telefone para contato
Caso o pagamento deva ser realizado em conta bancária de titularidade diversa do documento
registrado para pagamento, em função da cessão de crédito ou do falecimento do credor, o credor,
ou quem lhe fizer as vezes, deverá enviar para a Companhia a seguinte documentação:
• Nos casos de Cessão de Crédito: Cópia autenticada do Instrumento Público de Cessão de
Crédito ou Cópia autenticada do Instrumento Particular de Cessão de Crédito (com firma
reconhecida tanto do cedente como do cessionário) juntamente com uma Declaração
conjunta do cedente e do cessionário, na qual o cedente autoriza que o pagamento do crédito
seja realizado ao cessionário (com firma reconhecida do cedente e do cessionário).
• Nos casos de falecimento do credor: Cópia autenticada da certidão de óbito do credor
falecido e Cópia autenticada do Termo de Compromisso do Inventariante com os respectivos
dados do processo de inventário, para a realização de depósito judicial do respectivo crédito.
Os dados cadastrais deverão ser enviados por e-mail ao endereço financeiro@independencia.com.br
até o dia 31 de dezembro de 2009.
A documentação nos casos de cessão de crédito ou de falecimento do credor deverá ser enviada aos
cuidados do Departamento Jurídico da Companhia, na Av. Luiz Alli Fayrdin, 680, Jordanésia,
Cajamar/SP, 07760-000. Não serão aceitos documentos via e-mail ou cópias simples e só serão
aceitos os documentos postados até 31 de dezembro de 2009. Os pagamentos só serão realizados
em contas de titularidade diversa do credor originário se a documentação apresentada for
comprovadamente legítima para tanto.
O Independência se mantém fortemente compromissado em manter suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, à medida que procura adequar suas operações ao ambiente econômico atual.
Atenciosamente,
Fernanda Flauzino
Comunicação Interna/Externa
Independência e Nova Carne– cadastramento de conta bancária para pagamentos
Cajamar, 02 de dezembro de 2009
O Independência S.A. (“Independência” ou “Companhia”) informa que estará realizando o
cadastramento de contas bancárias dos credores do Independência e Nova Carne até o dia 31 de
dezembro de 2009.
Este cadastramento será necessário para a realização do pagamento inicial que está previsto para o
dia 31 de janeiro de 2010, como exposto no Plano de Recuperação Judicial que consta do site
http://www.independencia.com.br/.
Os credores pecuaristas e demais fornecedores deverão enviar para Companhia as informações
referentes à conta bancária de mesma titularidade do documento registrado para pagamento (nota
fiscal).
Os dados necessários são:
• CPF ou CNPJ
• Nome da pessoa ou empresa credora
• Banco
• Agência
• Conta Corrente
• Telefone para contato
Caso o pagamento deva ser realizado em conta bancária de titularidade diversa do documento
registrado para pagamento, em função da cessão de crédito ou do falecimento do credor, o credor,
ou quem lhe fizer as vezes, deverá enviar para a Companhia a seguinte documentação:
• Nos casos de Cessão de Crédito: Cópia autenticada do Instrumento Público de Cessão de
Crédito ou Cópia autenticada do Instrumento Particular de Cessão de Crédito (com firma
reconhecida tanto do cedente como do cessionário) juntamente com uma Declaração
conjunta do cedente e do cessionário, na qual o cedente autoriza que o pagamento do crédito
seja realizado ao cessionário (com firma reconhecida do cedente e do cessionário).
• Nos casos de falecimento do credor: Cópia autenticada da certidão de óbito do credor
falecido e Cópia autenticada do Termo de Compromisso do Inventariante com os respectivos
dados do processo de inventário, para a realização de depósito judicial do respectivo crédito.
Os dados cadastrais deverão ser enviados por e-mail ao endereço financeiro@independencia.com.br
até o dia 31 de dezembro de 2009.
A documentação nos casos de cessão de crédito ou de falecimento do credor deverá ser enviada aos
cuidados do Departamento Jurídico da Companhia, na Av. Luiz Alli Fayrdin, 680, Jordanésia,
Cajamar/SP, 07760-000. Não serão aceitos documentos via e-mail ou cópias simples e só serão
aceitos os documentos postados até 31 de dezembro de 2009. Os pagamentos só serão realizados
em contas de titularidade diversa do credor originário se a documentação apresentada for
comprovadamente legítima para tanto.
O Independência se mantém fortemente compromissado em manter suas relações comerciais com seus clientes e fornecedores, à medida que procura adequar suas operações ao ambiente econômico atual.
Atenciosamente,
Fernanda Flauzino
Comunicação Interna/Externa
Vestibular 2010
Ontem acabou a maratona de vestibulares da minha filha. Agora, vamos aguardar torcendo pela divulgação dos resultados.
Prorrogação e Pecuária
Segunda-feira é sempre carregada na Rural. Hoje temos tanto reunião de Diretoria quanto reunião da presidência com o conselho. Por isso, serão poucas as postagens ao longo do dia mas pretendo ainda hoje tecer algumas considerações à respeito da prorrogação dos prazos para a averbação de reserva legal. A questão da pecuária bovina ,que perde competitividade internacional e rentabilidade ao produtor diariamente ,deverá ser objeto de discussões na reunião de Diretoria . Certamente a Rural deverá atuar em torno destas questões.
Expo Londrina 2010 na Alemanha
Ontem alguém googou lá da Alemanha, mais precisamente de Hamburgo, a expressão "Expo Londrina 2010 "e ficou 10 minutos viajando neste blog. Estamos há quase um mês utilizando uma ferramenta muito interessante de monitoramento de acessos quanto a origem geográfica, interesses, páginas visitadas e muito mais, sempre preservando-se o anonimato. Quando completarmos o primeiro mês, vamos ter muitas informações e eu publico por aqui.
domingo, 13 de dezembro de 2009
Comentário da semana
Está lá na postagem "Candidatos ao Governo do Estado" e é do Pedro Luizito Tarobá. Faz uma análise sobre o processo sucessório no estado, sem novidades. Não está aqui porque não consegui "copiar e colar" e, digitar o comentário aqui , digamos que não seja um programão para domingo de manhã...
sábado, 12 de dezembro de 2009
Rodeio da Expo Londrina 2010
Para quem gosta de rodeio, já está confirmado: a Expo Londrina 2010 contará com a etapa do circuito internacional do P.B.R. o Professional Bull Riders. Serão três dia , 9, 10 e 11 de abril, o fim de semana de encerramento da Expo Londrina.
Quinta-feira com Barbosa
Na última quinta-feira estive com o prefeito Barbosa Neto e conversamos sobre a Expolondrina 2010. Tive a oportunidade de contar-lhe um pouco à respeito do que estamos fazendo lá no Parque Ney Braga e sobre nossos esforços para realizarmos nossa melhor exposição. O prefeito gentilmente colocou-se à disposição para somar forças com a Rural para que nosso objetivo de promovermos uma grande exposição seja alcançado.
Pecuaristas preocupados
Já se começa a sentir o que é conviver com um oligopólio na pecuária bovina: vários pecuaristas tem procurado a Rural relatando suas suspeitas relativas à supostas combinações de preços entre os poucos e gigantescos grupos frigoríficos nas principais regiões produtoras do Brasil. Ontem , depois de muito conversarmos, chegamos à conclusão de que o negócio da pecuária bovina , estou falando do negócio como um todo, é excelente, mas a falta de entendimento entre os componentes desta cadeia produtiva poderá fazer com que este excelente negócio entre em um círculo vicioso de retração.
Álvaro Dias
O senador Álvaro Dias foi um dos homenageados do X Prêmio Destaque Paraná do jornalista Próspero Neto e pudemos conversar rapidamente antes do evento.
Candidatura ao Governo
O Senador Álvaro Dias demonstrou determinação em tornar-se o candidato do PSDB ao Governo do Estado do Paraná nas próximas eleições. Segundo ele, sua candidatura poderia agrupar em torno de si suas próprias forças, as de seu irmão Osmar, as do Beto Richa e até mesmo as do PMDB!
Eleições presidenciais
Ainda segundo o senador Alvaro Dias, o arronjo em torno de sua candidatura criaria um cenário mais vantajoso, sobre o ponto de vista de quantidade de votos, para o candidato do PSDB para a presidência da República: seria uma frente anti-Lula.
E isso é possível?
As intenções de Alvaro Dias poderão ser viabilizadas caso as pesquisas eleitorais o apontem em situação de vantagem em relação a Beto Richa. Na minha opinião, ainda é cedo para se fazer previsões, tem muita água para passar por debaixo da ponte.
sexta-feira, 11 de dezembro de 2009
Decreto 7.029 /09 foi publicado
Estou lendo o decreto, na íntegra, e conciliando este conteúdo com o decreto 6.514/08 e com o código florestal para construir um raciocínio consistente.Trata-se de um paliativo , evidente, como aliás deveria ser pois se trata de matéria obviamente pertinente ao nosso legislativo que trabalha em torno de um novo código ambiental. Este último aspecto merece reflexão certamente.
Cerimônia no H.U.
Estive hoje de manhã no H.U. e acompanhei a inauguração do Centro Terapia Celular, unidade que capacita o H.U. a promover transplantes de medula óssea. Todos os discursos foram muito bons, destacando-se a emoção da secretária Lígia Pupato e as questões econômicas nacionais abordadas pelo governador Roberto Requião . O governador não deixa de reconhecer o mérito das políticas sociais do governo Lula, entretanto não abre mão de criticar duramente a política neo liberal do Banco Central que insiste em manter o Brasil sob a segunda maior taxa de juros reais do mundo.Isto desencadeia a apreciação do Real frente ao Dolar e uma série de consequências nefastas ao parque industrial brasileiro, entre outras.
quinta-feira, 10 de dezembro de 2009
Candidatos ao Governo do Estado do Paraná.
Aí ao lado está uma enquete com algumas alternativas envolvendo nomes que poderiam compor o quadro de candidatos ao Governo do Paraná ano que vem. Existem muitas outras alternativas , basta olhar e ver que tanto outros nomes poderiam ser incluídos como também poderiam haver outros arranjos. Mas essas alternativas são algumas das possíveis. Vai votar?
Museu da Rural estará aberto na Expo Londrina 2010
O Museu da Rural já estará aberto a visitações durante a Expolondrina 2010. O Museu abrigará o acervo histórico de nossa instituição e terá uma área de visitação, além de apresentar de forma didática um pouco do desenvolvimento da agropecuária ao longo dos 63 anos de história da Sociedade Rural do Paraná.
Hoje é feriado em Londrina
Hoje Londrina comemora 75 anos de fundação.É feriado por aqui e estarei apenas no twtter. Mas vai estar cheio de novidades: teremos de inauguração de cabine telefônica (isto só faz sentido para quem sabe que Londrina foi fundada por ingleses) a encontro com diplomatas ingleses.
Assinar:
Postagens (Atom)