Ou dia mundial contra o tabaco? Ou dia da luta contra o fumo? O nome correto não sei exatamente qual é, mas o que importa é o espírito da coisa. A ordem é abandonar o fumo. Começo
Ou dia mundial contra o tabaco? Ou dia da luta contra o fumo? O nome correto não sei exatamente qual é, mas o que importa é o espírito da coisa. A ordem é abandonar o fumo. 



Problema de todos
Quando isso ocorre, o problema que aparentemente seria apenas dos produtores, passa a ser de toda a sociedade pois as renegociações evidentemente oneram a sociedade como um todo. Planos agrícolas bem elaborados, como este da safra 2009/2010, perdem relevância diante da subversão das regras básicas do mercado impostas pelos referidos índices e metas. E quantas vezes produtores se viram obrigados a produzir muito mais do que deveriam, cientes de que teriam prejuízos, apenas para poderem cumprir seus compromissos com a produtividade oficial.
Questão de lógica, não ideológica.
Surpreendentemente, observa-se uma movimentação política no sentido de se incrementar os índices de produtividade como se esta sistemática fosse, de fato, eficiente e necessitasse apenas de reajustes. Pelo contrário, promover a desapropriação de terras, através da estratégia dos “índices de produtividade” não nos parece ser razoável, até porque, se tal estratégia fosse eficiente, as duas décadas de sua aplicação teriam, definitivamente, sepultado a própria discussão da reforma agrária.Já não se trata de uma questão ideológica , mas de pura lógica, de relação entre causa e efeito e, neste caso , de causa sem efeito.
Tradicionalmente a avaliação do desenvolvimento de uma cidade, de uma região ou de um país tem sido feita através da mensuração da variação do PIB. Trata-se de um importante parâmetro para se aferir a condição econômica de qualquer comunidade, mas estabelecer metas ou elaborar conclusões levando-se em consideração apenas o crescimento econômico, não contempla a totalidade das demandas da sociedade contemporânea.
A ampliação da liberdade pode ser implementada pela disponibilização de serviços públicos satisfatórios e assistência social eficiente, pois são tais condições que são capazes inclusive de libertar o ser humano de uma expectativa de vida reduzida sob o ponto de vista temporal.
A liberdade econômica, além de gerar riqueza individual, pode ampliar a arrecadação pública qualificando seus serviços. O acesso à educação e à capacitação profissional habilita o cidadão a ampliar sua capacidade produtiva e o liberta das limitações impostas pelo seu despreparo educacional ou profissional, desencadeando um círculo virtuoso de desenvolvimento eliminando paulatinamente a pobreza econômica que priva as pessoas do direito de obter sua nutrição básica, de ter moradia digna, de acessar a assistência médica, além de consumir água tratada e desfrutar de saneamento básico.




Assista no vídeo abaixo a entrevista com Iracema dos Santos, para o Programa Gente do Paraná.


E não é que a Sercomtel foi inaugurar seus serviços hoje, lá na Expoingá. À partir de agora, a Sercomtel passa a prestar serviços de telefonia também em Maringá iniciando o processo de estadualização de seus serviços. Aliás, isto somente foi possível porque o Sercomtel tem como sócio minoritário a Copel, que disponibilizou sua rede de fibras óticas para serem utilizadas pela Sercomtel.


Hoje tem Harlem Globtrotters no Moringão. Já fui. Lá no Moringão mesmo, devia ter uns 10 ou 12 anos. A super lotação era tamanha que, mesmo com ingresso na mão, não queriam deixar que entrasse. O porteiro deu uma bobeada e pulei a roleta e saí correndo lá para dentro do Moringão. Foi inesquecível.