domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pequena Solução Nuclear


Pequena Solução Nuclear. Assim é que estão sendo chamados os protótipos de pequenos reatores nucleares, capazes de abastecer de energia pequenas comunidades de forma segura e barata, segundo seus defensores. Ao contrário das grandes usinas nucleares, teriam baixo custo, pois seriam fabricadas em série, e baixo risco, pois seriam literalmente enterradas, instaladas no subsolo!

Projetos

Duas empresas estão apresentando projetos de mini-usinas nucleares. O projeto da NuScale Power é inspirado na tecnologia dos navios e submarinos nucleares .Já o projeto da Toshiba em parceria com o Instituto de Pesquisa do Setor de Geração Elétrica do Japão está baseado em uma tecnologia totalmente inovadora. Já existem 56 reatores deste tipo em construção sendo 19 na China.

Riscos

O fato de se tratarem de usinas pequenas e de disporem de novas tecnologias de segurança capazes de interromper a fissão nuclear em caso de falha no sistema de refigeração (que em geral é o que coloca em risco as usinas nucleares) faz com que alguns técnicos nos USA afirmem que em cinco anos já poderão haver alguns modelos aprovados. As informações são da National Geographic .

Leilão no Canal Rural


Nesta segunda-feira, encerro o dia com leilão virtual pelo Canal Rural. Vamos oferecer um pouco da genética do gado Nelore que selecionamos desde 1981. Ofereceremos doadoras de embriões, produtos nascidos, matrizes prenhas e paridas além de uma bateria de machos reprodutores criados à pasto todos geneticamente avaliados. A transmissão é pelo Canal Rural, canal 35 da NET em Londrina e na maioria das cidades.

Doadoras de embriões

Como este blog é acessado por muita gente que não é do ramo , cabem algumas informações. Doadoras de embriões são aquelas fêmeas que são escolhidas para reproduzirem através de técnicas especiais por se tratarem de indivíduos comprovadamente superiores sob o ponto de vista genético. Assim, essas vacas, que naturalmente produziriam no máximo um decendente por ano, passam a produzir muito mais, amplificando o impacto de sua genética no rebanho.

Transferência de embriões

Existem três formas principais de trabalho reprodutivo com vacas transformadas em doadoras. A primeira delas é quando estas fêmeas são estimuladas através de tratamento hormonal a super ovularem. Depois que é feita a inseminação artificial, o útero dessa vaca é "lavado", os embriões em gestação são coletados, identificados e implantados em outras vacas que serão as "barrigas de aluguel".

FIV

A Fertilização In Vitro é um pouco diferente. Não há tratamento hormonal. Há apenas a aspiração dos oócitos diretamente dos ovários e a união com o sêmen do macho doador é feita "In Vitro", como é feito nos famosos bebês de proveta humanos. Após a confirmação da fertilização dos oócitos e o início do desenvolvimento embrionário, estes são implantados em vacas que cedem suas barrigas de aluguel.

Clonagem

Para quem assistiu a novela "O Clone", é aquilo mesmo. Há a extração de uma célula da matriz e se estimula através de técnicas específicas um novo desenvolvimento embrionário. A técnica, sob o ponto de vista comercial, é ainda nova e sua aplicação é bastante limitada pois ao se clonar determinado indivíduo evidentemente abre-se mão da possibilidade de se fazer melhoramento genético através de acasalamentos e novas combinações cromossômicas. Não utilizamos esta técnica em nossa seleção. A medicina veterinária brasileira lidera mundialmente a aplicação destas técnicas reprodutivas bovinas citadas.
Por quê tudo isso?
Estas técnicas foram desenvolvidas para se acelerar a seleção genética das características importantes economicamente. É por isso que antigamente um bovino demorava quatro anos para chegar ao peso de abate e, depois de tanta seleção e multiplicação massiva da genética selecionada, hoje este peso é atingido aos dois anos e meio,em média. Assim, para se produzir a mesma quantidade de carne, hoje o fazemos com muito menos animais, ocupando muito menos espaço. Ganho de eficiência, diminuição do impacto ambiental, custo menor de produção e mais gente tendo acesso à proteína de qualidade.

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cassa no Gente do Paraná

Já está no ar o programa Gente do Paraná em que recebo o presidente da ACIl, Marcelo Cassa.Calmo e sereno, imprimiu seu estilo na condução da entidade que preside.

O que está está bombando


Luan Santana, Jorge e Matheus, Victor e Leo e a Noite Universitária com Inimigos da HP e Jean e Julio. Está com toda a pinta que terão os ingressos esgotados.

Sandálias da humildade


Segunda-feira alguns diretores da Rural partem para Houston e, além de visitarem a exposição de lá, irão também conhecer um pouco mais sobre a organização do evento. Ano passado ocorreu o contrário e recebemos a comissão dos organizadores da exposição texana para que conhecessem nossa operação. Lá, como cá, a organização é feita por uma associação de voluntários não remunerados e a cada dia mais o evento volta-se para a formação de técnicos e produtores, além de propiciar a integração entre a atividade rural e a comunidade urbana através do entretenimento popular. O evento de Houston é espetacular e uma visita agora é excelente para calçarmos as sandálias da humildade, aprendermos bastante com eles e continuarmos a aprimorar a nossa ExpoLondrina.

Reunião de trabalho

Segunda temos reunião geral de trabalho da ExpoLondrina. Orgãos públicos, prestadores de serviço e nosso time: todos reunidos para o detalhamento da operação de 1 a 11 de abril.

Cooperativas

Momento difícil para o cooperativismo regional. A Corol fez sua assembléia geral ontem e,depois de muitas discussões,o balanç0 foi aprovado e também a venda da destilaria de São Martinho (com opção de recompra até 31 de março de 2011).

Greve de fome

Este é o depoimento da mãe do dissidente político Orlando Zapata, que morreu durante sua greve de fome,em Cuba. O Link é com o blog da cubana Yoani Sanchez http://www.desdecuba.com/generaciony_pt/?p=952

Chega de vacinação

O Paraná formalizará junto ao Ministério da Agricultura, segunda-feira, o pedido de fim das vacinações contra a febre aftosa no estado.

Obras em andamento



Começaram as obras que vão readequar as oito cozinhas que estão nas áreas de lanchonetes e restaurantes da Praça Mário Pereira, no Parque Ney Braga. As unidades vão receber azulejos nas paredes, pisos de cerâmica, bancadas de concreto, acessos especiais para passagem de alimentos, tela protetora no forro, portas de ferro e uma central de gás, atendendo assim, todos os padrões e recomendações da Vigilância Sanitária e também do Corpo de Bombeiros. Com a obra aumenta a segurança na manipulação de alimentos, criando ambientes mais adequados e com maior higiene.

Novos banheiros

As obras na Praça Mário Pereira também incluem um novo banheiro central, que ficou mais moderno e muito mais bonito, atendendo também aos portadores de necessidades especiais além de contar com um novíssimo fraldário.

Acessibilidade

Outra novidade já em implantação durante a ExpoLondrina serão as rampas de acessibilidade aos cadeirantes, rebaixamentos e construções que estão sendo feitos em todo o Parque.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Ministro da pesca


Perdi a solenidade na Câmara Municipal de Londrina mas depois encontrei-me com o ministro da pesca Altemir Gregolim e almoçamos juntos. A aquicultura é uma das frentes de diversificação da agropecuária regional e a nossa região já responde por 30% da produção de peixes do estado.

Big Peixe
A Big Frango irá realmente investir na produção de peixes, aplicando sua experiência nas integrações de frango neste novo empreendimento. A empresa aposta no crescimento do mercado das carnes de peixe pois o consumo per capita brasileiro ainda é muito baixo quando se compara com o consumo de carne de aves e bovina.

Compensa


Vamos compensar as emissões de gases de efeito estufa emitidos pelo evento da ExpoLondrina 2010. Acertamos com a ONG MAE,que estará encarregada de quantificar a quantidade de árvores necessárias para fazer a compensação e, posteriormente,plantá-las em áreas de recomposição de matas ciliares. O modelo é bacana: a ONG calcula o impacto do evento e a Rural paga pelo plantio de mudas para recomposição das matas ciliares na região de Londrina.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Agroindústria é emprego e renda na cidade e no campo

Transformar o que se produz nos campos em produtos prontos para o consumo é a atividade da agroindústria, que não deve ser confundida com agronegócio. Agronegócio contempla toda a cadeia,do agricultor ao exportador. Já a agroindústria se refere ao processo de transformação da matéria-prima agrícola.

Incentivo
Incentivar a agroindustrialização deve ser prioridade em regiões com aptidão agrícola.Assim, após a colheita ou produção destinada ao abate, ao invés de simplesmente vendê-las para outras regiões e países, pratica-se a transformação por aqui mesmo.

Geração de empregos
Ora, com a indústria de transformação instalada, há ageração de empregos diretos para seu funcionamento. Empregos que vão desde o setor administrativo, até aos diretamente relacionados ao processo de transformação, passando pela informática, manutenção, escritório, cafezinho... e por aí vai.

Segunda rodada

Agroindustrializar significa incorporar uma segunda rodada de geração de empregos e renda à região,integrando a economia urbana e rural, gerando renda, emprego, consumo de bens e serviços, impostos,etc.

Frigorífico de peixes
Um frigorífico de peixes é um exemplo de atividade agroindustrial. A aquicultura regional que tem produzido determinada quantidade de peixes ,contando com um frigorífico pode ampliar sua produção, gerar mais emprego e renda na produção primária e somar-se à renda e aos novos postos de trabalho criados na indústria frigorífica. Industrializado, o peixe pode ganhar outros estados e países.

Vale para tudo
Esse modelo vale para tudo: a soja e a indústria do óleo, do biodiesel; o bicho da seda e a amoreira e a fiação de seda; o trigo e a farinha e suas massas, o boi e a indústria do abate e dos embutidos; o leite e seus queijos,manteiga, etc; a cana-de-açucar e o etanol, o próprio açucar e a cachaça; o café e ai ndústria de torrefação... é muita coisa.

Para acontecer
O norte do Paraná tem especial vocação a agroindustrialização. Temos clima, produção agrícola diversificada, tecnologia, mão de obra, institutos de pesquisa, universidades, enfim: uma série de vantagens competitivas que podem ser potencializadas através de uma política agroindustrial devidamente institucinalizada. Para nos tornarmos competitivos internacionalmente e deixarmos de exportar soja in natura, por exemplo, precisamos de um novo marco legal, devidamente aprovado por uma legislação federal específica.

Big Fish


A Big Frango todo mundo conhece, agroindústria da carne de frango. A novidade é a entrada da Big Frango no mercado de peixes e há uma grande possibilidade de que isso aconteça, com a instalação de uma unidade industrial voltada para esse fim. Caso isso ocorra, será mais uma importante frente para a consolidação da diversificação de nossa matriz agropecuária e, neste caso, acrescida da importante agregação de valor decorrente da industrialização, aqui mesmo em nossa região, da produção. O Ricardo, diretor de aquicultura da Rural é quem acompanha mais de perto estes acontecimentos.

Regis Bitencourt


Brincadeira a rodovia Regis Bitencourt. Está sem capacidade de suportar o tráfico ,ou melhor, tráfego de caminhões entre São Paulo e o sul do Brasil. Durante as quase 8 horas que gastei entre Curitiba e São Paulo pude perceber claramente que esta via encontra-se saturada e a duplicação total é mais do que necessária. Isso não pode nem mesmo ser chamado de "gargalo logístico". Com o aperto na serra, já próximo a São Paulo, está mais para "Ampulheta Logística".

Jogo do poder

Longa entrevista concedida ao Programa Jogo do Poder. A temática abordada foi clássica para presidentes da Sociedade Rural do Paraná: reforma agrária,transgênicos,cana-de-açucar... Mas o entrevistador soube conduzir a entrevista de uma forma bem bacana.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Muito obrigado

Muito obrigado aos amigos que ontem à noite se dispuseram a conhecer um pouco mais de nossos projetos, de nossas metas, de nosso planejamento e, mais do que isso, aceitaram o desafio de participar de um projeto elaborado em torno de ideais e não personagens, sob a tutela das convicções e não das conveniências.

Universitários

Ao final da tarde de ontem , 15 das 20 comissões de formatura da UEL que participarão da promoção da Noite Universitária da ExpoLondrina 2010 retiraram suas camisetas e ingressos, para começar a vendê-los. Apenas os ingressoa, bem entendido, pois as camisetas ,apesar de muito bonitas, não estarão à venda não.

Jogo do Poder

Hoje vou a Curitiba onde serei entrevistado para o programa Jogo do Poder, da CNT. Além da entrevista, cumpro rápida agenda particular na Capital e parto para São Paulo e, por isso, as atualizações do blog ao longo do dia serão relativamernte escassas. Vou tentar usar o blackberry para quem acompanha o twitter.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Jantar

Já está em minhas mãos o convite do Movimento Londrina Competitiva para a palestra "Modernizando a Gestão Pública"que será proferida pelo fundador do MBC, Jorge Gerdau Johampeter,dia 3 de março,às 20 h, no Buffet Planalto. O preço do convite é de R$ 70,00.

PMGP

Ontem recebemos a visita do empresário Flávio Menegheti e do presidente da Codel, Kentaro Takahara. Vieram apresentar o PMGP, o Programa Modernizando a Gestão Pública. Trata-se de um programa que visa otimizar a administração pública através da transferência de conhecimentos gerenciais e metodológicos.
Gerdau
Este programa é conduzido pelo Movimento Brasil Competitivo,uma OSCIP presidida e fundada pelo Jorge Gerdau Johannpeter e conta com muitos colaboradores como a Fiat, GE,Ford,Cargill,Intel,Natura,FIEP,IBM...e já prestou seus serviços em diversas cidades do país.

Custo
O processo de implantação do programa é totalmente custeado pela iniciativa privada que financia o processo através de doações. Assim, um importante programa de aprimoramento da gestão pública é introduzido nas administrações municipais ou estaduais, conforme o caso, com excelentes impactos especialmente no orçamento.No material de divulgação, depoimentos dos Governadores Marcelo Déda (SE) ,Eduardo Campos (PE) e Sérgio Cabral Filho(RJ).

O Beto é candidato

Segundo o que foi amplamente divulgado pela imprensa: o Beto Richa será o candidato do PSDB ao Governo do Estado do Paraná. Trata-se de uma opção por uma nova geração na política paranaense e isto não seria um fenômeno apenas regional. O próprio Obama representa uma troca de gerações: trata-se da substituição da geração do "Baby Boom", a geração do pós-guerra, pela nascida na década de 60.
Hugo Simas

Fui colega de classe no Hugo Simas do Adriano Richa, irmão mais novo do Beto. Já com o Beto, treinamos natação juntos na ACEL e quando ele foi campeão estadual de Kart na categoria B, comprei seu Kart usado. Mas isso já faz bastante tempo.

Obs.: o Kart,infelizmente, não foi bi-campeão estadual.

Esquadrilha-da-Fumaça


Estiveram hoje na Rural os capitães aviadores Gil Eduardo de Lima e Silva e Libero Onda Luis Caldas ,da Esquadrilha da Fumaça.
Precursora
Os dois capitães são responsáveis pela precursora – que nada mais é do que uma visita de reconhecimento do local que é feito sempre antes da apresentação. Eles vistoriaram todo o Parque Ney Braga e aproveitaram para conhecer o Museu que está sendo construído para abrigar o acervo histórico da Rural.

Doação

Os capitães informaram que irão doar um macacão da esquadrilha da fumaça para o museu o que irá compor muito bem nosso acervo, tamanho vínculo que já se estabeleceu entre a Exposição e a Esquadrilha da fumaça.

4 de abril

A Esquadrilha da Fumaça vai se apresentar no próximo dia 04 de abril, domingo, no primeiro fim de semana da ExpoLondrina 2010. O horário já está marcado, será às 16h. E mais surpresas são esperadas, porque eles prometem uma performance diferenciada para os 50 anos da feira.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Trabalho voluntário e não remunerado


Ontem recebi uma mensagem recomendando que eu corrigisse a expressão aí do lado no meu "perfil" onde declaro estar "atualmente presidindo a Sociedade Rural do Paraná de forma voluntária e não remunerada". Segundo a mensagem, que não tem nenhum caráter depreciativo, muito pelo contrário, trata-se de uma mensagem verdadeiramente amigável, a referida expressão seria uma redundância pois toda ação voluntária já seria necessariamente não remunerada. Pois quando inclui a informação de que o trabalho não era remunerado, o fiz porque lembrei-me do soldado voluntário que recebe seu soldo, mas alista-se voluntariamente. Todo trabalho voluntário não é remunerado? Até o final do dia pesquiso melhor isso aí. E ao amigo que enviou-me a mensagem: muito obrigado e um grande abraço.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Cana-de-açúcar

Olhá só que equipamento. Esta máquina aí é que viabiliza a colheita da cana-de-açúcar sem queimadas. Gera desemprego? Depende. Quando a cana-de-açúcar é plantada em áreas originalmente ocupadas por pastagens degradadas, o saldo é favorável à cana-de-açúcar pois há um incremento no número de empregos por unidade de área. Já quando ela é introduzida unicamente para substituir a mão-de-obra braçal, é lógico que desocupa mão-de-obra. Em alguns anos, a queimada da cana-de-açúcar será totalmente proibida e certamente haverá deslocamento das lavouras de cana para regiões de topografia favorável à mecanização. Nas regiões hoje ocupadas pela cana-de-açúcar e que não seja possível a mecanização, especialmente em função da declividade excessiva, acredita-se que haverá uma migração para outras culturas.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Assembléia Geral

Hoje de manhã, em Assembléia Geral Ordinária , aprovamos o balanço e as contas do exercício de 2009 da Sociedade Rural do Paraná. Estabelecemos uma bela rotina em acordo com o estatuto: leitura do relatório da diretoria, exposição do balanço, parecer dos auditores independentes (favorável e sem ressalvas), parecer do conselho fiscal (pela aprovação das contas) e apreciação da Assembléia. Tudo aprovado por unanimidade. Agora, encaminhamos a todos os sócios o balanço, pareceres, relatórios gerenciais , etc em uma edição especial do Jornal da Rural.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

USDA prevê queda dos preços em 2010/2011

O preço médio anual projetado do milho nos Estados Unidos para o ciclo 2010/2011 é de 141 dólares/tonelada em relação aos 145 dólares/tonelada desta safra. No caso da soja é de 323 contra os 347 dólares/tonelada em 2009/2010A área semeada de milho para 2010/2011 nos Estados Unidos seria de 36 milhões de hectares contra os 34,8 milhões semeados em 2009/2010, enquanto que a da de soja ficaria em 31,1 milhões de hectares contra 31,3 milhões de hectares.
Joe Glauber
Assim disse Joe Glauber, chefe dos economistas da USDA, durante uma conferência oferecida no Agricultural Outlook Forum 2010, que acontece quinta e sexta-feira no Crystal Gateway Marriott de Arlington, Virginia.“A demanda global de cereais e oleaginosas se manterá firme apesar da reposição dos estoques mundiais”, disse Glauber. “Os preços de ambos os produtos também se manterão elevados em termos relativos com relação à média dos últimos 5 anos”, completou.
Previsão de safra
A produção prevista de milho dos Estados Unidos para 2010/2011 é de 335,2 milhões de toneladas contra 334 milhões de toneladas em 2009/2010, com uma demanda projetada para o etanol de 114,3 milhões de toneldas contra os 109,2 milhões em 2009/2010. Também se estima um crescimento das exportações no próximo ciclo, de maneira que o estoque final de milho norte-americano em 31 de agosto de 2011 seria 4% menor aos 43,6 milhões de toneladas previstos para o final do ciclo 2009/2010.
Expansão das das exportações sul-americanas
No entanto, Glauber disse – em condições climáticas normais – a previsão para a soja norte-americana em 2010/2011 seria de 88,7 milhões de toneladas contra 91,4 milhões em 2009/2010. O economista da USDA também afirmou que as exportações de produtos do complexo soja dos Estados Unidos terão uma queda linear com o crescimento das vendas externas realizadas pelas nações sul-americanas.
Preços menores
Glauber ainda completou dizendo que o preço anual projetado do milho nos Estados Unidos para o ciclo 2010/2011 é de 141 dólares/tonelada contra os 145 dólares/tonelada desta campanha. No caso da soja, a previsão é de 323 dólares/tonelada contra os 347 neste ciclo. Vale lembrar que os prognósticos apresentados nos fóruns de pré-campanha da USDA são realizados em função das condições climáticas normais; quer dizer que podem mudar.

FAO prevê novas altas nos preços dos alimentos

A retomada da demanda por commodities agrícolas para alimentação e produção de energia e os custos mais altos dos insumos com base na alta do petróleo podem provocar um novo salto dos preços dos alimentos, afirmou nesta quinta-feira a FAO.

Eduardo Panachão

Agora de manhã entrevisto para o Gente do Paraná o presidente da ONG MAE, Meio Ambiente Equilibrado, Eduardo Panachão. ONG das boas, repleta de gente muito bem intencionada e trabalhadora. Há algum tempo, fui a um encontro onde foi apresentado o site da ONG e um pouco da história do grupo. Muito bacana mesmo, emocionante ver as imagens do grupo de jovens que um dia resolveu se unir e trabalhar voluntariamente pela causa ambiental.

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Novidade

Olha só a novidade: http://www.alexandrekireeff.com.br/

Azeite puro de oliva e... Brasileiro!


A produção brasileira de azeite de oliva em caráter comercial dá os primeiros passos, no sul de Minas. Já são trezentos hectares plantados no sul de Minas, numa expectativa de colher entre cinco e oito toneladas este ano. A colheita vai até abril.

30 anos

Os trabalhos começaram há mais de trinta anos na fazenda experimental Maria da Fé. Hoje,todo o óleo consumido no país é importado. Em 2008 e no ano passado, os pesquisadores sul mineiros fizeram as primeiras extrações em caráter experimental, agora começa a produção em maior quantidade. É a primeira vez que acontece a extração comercial de azeite no sul de Minas.

Máquina Italiana

Uma máquina importada da Itália foi comprada pela Epamig e vai produzir o óleo a partir das azeitonas cultivadas na região. A expectativa é produzir mil litros neste primeiro ano. O azeite produzido em Minas deve ser comercializado a partir de abril.

Com informações extraidas do site Agrolink

Dias Gomes

O feriado deveria ter sido dedicado à elaboração de um editorial do Jornal da Rural, um relatório e uma correspondência, esta, um pouco mais cuidadosa em função do conteúdo. Entretanto, deparei-me com um livro do Dias Gomes e não teve jeito: prioridade total para Odorico Paraguaçu e cia. O conto, acho que é um conto, em que Sucupira decide invadir as ilhas Malvadas em um momento de crise interna é sensacional pela paródia feita com a Guerra das Malvinas de nossos vizinhos. Os textos foram devidamente redigidos ontem à noite.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Odorico Paraguaçu: para matar a saudade


"Não vou botar amendoin no vatapá da Oposição."

"Minha vida me ensinou a acreditar em tudo, lubisomem, mula-sem-cabeça, burrinha do padre, porque nesse meu viver e desviver tenho visto, olhado, cheirado e apalpado coisas de arrepiar cabelo de cágado."

"Aquilo não é mais um chafariz, é um esguicho erótico. É um chafarótico."

"Pra vocês verem em que tempos nós estamos: a esquerda beatista unida à esquerda cangacista."

"Segundamente, repilo e trepilo a topetice acusatória: ninguém em Sucupira trabalha pelo povo mais do que eu, que me levanto com o Sol e me deito com a Lua."

"A senhora sabe que goza de todas as licenciaturas e todos os alvarás para penetrar e se estabelecer não somente em meu gabinete como talqualmente em meu coração."

"Os contratos com os japoneses foram assasmente proveitosos e dentro de pouco tempo ultimaremos negócios no valor de milhões de dólares, que vão parir milhares de novos empregos."

"Não,eu não sou presidente... Pororamente sou apenas Prefeito... Mas quem sabe um dia..."

"Dentro de nosso pragmatismo político,mutatis ligeiramente mutandis,devemos negociar com todos os povos do mundo, noves-fora raças ou ideologias."

"Não vou fazer isso por dineiro, e sim porque amo esta terra e dedico toda minha vida ao bem estar e à felicidade de meu povo."

"Transmita as minhas profalsas a Frank Sinatra e talqualmente a certeza de que tudo farei para chegarmos a um repiêndico final neste insulânico projeto."

"Eu lhe trouxe uns charutos... Não sei se o amigo aprecia... são cubanos... contrabando legítimo. Pode fumar sem receio de contaminação ideológica. Eu fumo há mais de 20 anos e continuo anticomunista."

"Acho que vou precisar muito do senhor. Seus pratrasmente cangacistas, seu norrau catingueiro, seu espírito destemerante, tudo isso vai ser agora de enorme valia para a nossa causa."

"Demagogismo. Demagogismo jumentista. Depois me acusam de casuísmo.Isso sim, é um casuísmo asnífero da esquerda burrificante."

Para mim, é fabuloso.

domingo, 14 de fevereiro de 2010

Baby Bust


Já ouviu falar de "Baby Bust"? É o inverso do "Baby Boom "que foi a explosão demográfica do pós-guerra. Acontece que em muitos países ricos as taxas de fertilidade se encontram abaixo das taxas de reposição, o que acarretaria em diminuição da população destes países.

Previsões da ONU

Segundo previsões da ONU, a população européia, incluindo Europa Ocidental, leste Europeu, Rússia ,Ucrânia e Moldávia, deve diminuir de 731 milhões para algo em torno de 664 milhões em 2050.

Programa Vinho para Todos

Caso a Itália mantenha sua Taxa de Fertilidade Total (TFT) atual até 2300, a ONU calcula que a população italiana declinaria dos atuais 58 milhões para apenas seiscentos mil! Apesar de ser muito pouco provável que as coisas ocorram desta maneira, estaria garantido uma propriedade e uma vinícola para cada habitante...

Luan Santana


Olha só o cenário: primeiro domingo da Expô, apresentação da esquadrilha da fumaça à tarde, e show à partir das 19:00 hs do Luan Santana o que vai garantir a presença do público "teen". Certamente teremos todos os ingressos esgotados para este dia.

Convergência


Os economistas usam a expressão, ou melhor, o conceito da "convergência " para decrever a maneira como países mais pobres se tornam países ricos ou , mais precisamente, alcançam índices econômicos e de desenvolvimento similares aos dos países ricos. Brasil , Índia e China são exemplos de países que experimentam um crescimento econômico rápido e também da difusão da prosperidade interna.

Alimentando a prosperidade
Esta difusão de prosperidade é alimentada pela participação cada vez maior no comércio mundial, na integração financeira e tecnológica que cria as interconexões capazes de homogenizar as tecnologias capazes de ampliar a produtividade e o desenvolvimento econômico. Até as migrações tem papel neste processo.
Taxas de crescimento
Mas , quando a "convergência" de fato ocorre? Basicamente quando a renda per capita de uma região mais pobre cresce em taxas percentuais maiores do que as das regiões mais ricas.Como resultado, há uma convergência para o encontro entre as projeções das rendas futuras dos países ricos e daqueles que já se encontram na condição da "convergência".

Começo
Normalmente, é através das exportações que os países convergentes adquirem moedas estrangeiras (dólares) e isto propicia a aquisição de tecnologias de última geração.A incorporação destas novas tecnologias nos processos produtivos garantem o aumento da produtividade e melhora a competitividade externa.

Círculo virtuoso

Isto desencadeia um círculo virtuosos de crescimento econômico acelerado,baseado na incorporação de novas tecnologias financiada pelas exportações.Este processo incorpora à modernidade milhões de pessoas pelo mundo afora. Grande parte dos países do mundo já integram este "Clube da Convergência". O Brasil, inclusive, pois cresce a taxas mais elevadas do que os países ricos.

Círculo vicioso
Este se estabelece quando as exportações são prejudicadas pela falta de competittividade,especialmente causada por taxas de câmbio desfavoráveis.Assim, falta moeda para aquisição de máquinas, equipamentos e tecnologia para a industrialização e quebra-se o círculo virtuoso, transformando-o em vicioso, pois cria-se dependência do país ao capital especulativo que só se apresenta quando as grandes remunerações das altas taxas de juros estão prresentes

Informações interessantes

1- O PIB mundial é de sessenta trilhões de dólares , ou , US$ 60 000 000 000 000,00 !

2-A diferença entre a renda média por pessoa entre o mundo rico (Europa e Estados unidos, basicamente) e boa parte do mundo está diminuindo.

3-O aumento da renda da Ásia terá como resultado o deslocamento do centro de gravidade econômica para a Ásia, antes de 2050.

4-Desde 2008, pela primeira vez na história da humanidade, existem mais pessoas vivendo em cidades do que nos campos no mundo.

5-1 bilhão de pessoas estão presas em uma armadilha da pobreza que os impede de participarem dos avanços mundiais

6-Em 1950, éramos 2,5 bilhões no planeta: hoje somos 6,6 bilhões.

7-Na África subsaariana, a população em 1950 era de 180 milhões e saltou para 820 milhões hoje.

8-O produto interno bruto mundial cresceu oito vezes de 1950 para cá.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Política de país rico


Conforme divulgado no site do Ministério da Agricultura, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) está autorizada a doar parte dos estoques públicos de alimentos para o Haiti, El Salvador, Guatemala, Bolívia, Zimbábue, territórios da Palestina, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.


Medida Provisória


A Medida Provisória (MP) Nº 481, que regulamenta a autorização, foi assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e publicada no Diário Oficial da União (DOU), desta quinta-feira (11). A medida definiu que as doações dos estoques públicos serão com recursos da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM) e Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Poderão ser enviadas até 100 mil toneladas de feijão, 100 mil toneladas de milho, 50 mil toneladas de arroz e 10 mil toneladas de leite em pó.


Quantidades


O Ministério das Relações Exteriores (MRE) vai definir as quantidades doadas, após consultar os ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e Desenvolvimento Agrário. Caberá à Conab liberar os produtos para embarque nos portos do Rio de Janeiro/RJ, Santos/SP, Paranaguá/PR, Itajaí/SC e Rio Grande/RS.


Pragmatismo


Os USA sempre foram grandes doadores de alimentos mundo afora. Evidentemente que as razões humanitárias sempre tiveram um papel preponderante neste tipo de atuação mas o "loby" agrícola americano sempre foi um incentivador deste tipo de conduta. Ao se fazer a doação a quem jamais poderia adquirir tais alimentos, amplia-se o mercado , enxuga-se os estoques e garante-se bons preços aos produtores. Enfim: melhor do que queimar estoques ou jogar fora a produção em tempos de preços baixos como já vimos por aqui e em outras partes do mundo.


Outra boa notícia

O governo de Cristina Kirchner declarou guerra aos "vilões" das altas de preço da carne bovina na Argentina. O fechamento total das exportações de carne, a exemplo do que ocorreu em 2006, pode ser retomado na avaliação dos exportadores, que já vêm sofrendo restrições às vendas externas desde o dia 20 de dezembro. Populismo é assim: interfere no mercado, desestimula o produtor que deixa de investir o que faz com que, no futuro, falte mais carne ainda , aumentando ainda mais o preço. A política correta é a do incentivo à produção e não o inverso. Para se ter uma idéia do erro da política argentina, especula-se que ainda este ano a Argentina passe a importar carne do Brasil! Essa Cristina Kirchner ainda será condecorada pela pecuária brasileira...

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Boa notícia

A boa notícia do dia é que foi confirmada a vinda da Esquadrilha da Fumaça para a ExpoLondrina. Será no dia 4 de Abril, domingo.

Ficou para quarta feira

Ficou para a quarta-feira de cinzas a assinatura de contrato que viabilizaria a neutralização das emissões de carbono da ExpoLondrina. Paciência mas, pensando bem, cinzas, carbono... até que combinam.

Evento Neutro

Que tal uma ExpoLondrina neutralizando todas as suas emissões de carbono? Estamos prestes a viabilizar esta meta.

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Luiz Bertipaglia

Hoje de manhã recebi o jornalista, diretor de teatro e diretor do FILO Luiz Bertipaglia no programa Gente do Paraná. Irá ao ar ainda hoje à noite, na Multi TV da Net, à partir das 10:30. Sempre simpático, contou-nos um pouco de como aproximou-se do teatro e também à respeito do FILO. Contou-nos, inclusive, que o FILO virá com novidades este ano.

Dia D


O dia de hoje está marcado para ser o dia D do PSDB para que decida-se por seu candidato ao governo do estado do Paraná: Alvaro Dias ou Beto Richa. Não acredito que haja definição hoje, as posições de ambos são muito fortes e, considerando que a convenção estadual será em junho, acho pouco provável que haja uma acomodação definitiva tão antecipadamente.

AgroEx

Em primeiríssima mão: no dia 05 de março será trealizado no Parque Ney Braga o 31 AgroEx, seminário do agronegócio para exportação. Trata-se de uma realização do Ministério da agricultura e da Secretaria de Relações Internacionais do Agronegócio.O apoio é do Sindicato Rural de Londrina, da FAEP, da Ocepar, da FIEP, do Sebrae, da Rede Brasileira de Centros Internacionais de Negócios e, laro , da Sociedade Rural do Paraná. O Ministro Reinhold fará pessoalmente a abertura do evento e a programação,muito boa mesmo, será devidamente divulgada pala assessoria de imprensa ainda hoje.

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Quatro discursos

Apenas quatro pessoas fizeram o uso da palavra durante o lançamento da ExpoLondrina. Nós já sabemos que, durante este evento, o nível de atenção aos discursos é baixo, muita gente, interesses diversos, é sempre assim. Atenção da platéia temos normalmente na abertura da Exposição ou durantre as reuniões de trabalho do setor. Mas tem gente que presta atenção, dá para ver bem lá do palco.
O primeiro
O primeiro discurso foi o meu. Longo, mas não poderia ser diferente. Precisava deixar registrado alguns agradecimentos pois dificilmente terei oportunidade de dirigir-me a expositores, a patrocinadores, a sócios, a diretores da Rural, representantes do setor, imprensa e autoridades. Trata-se da única ocasião em que todos os envolvidos na realização do evento se reunem e não estarei à frente da Rural no lançamento da ExpoLondrina 2011. Por isso um jeitão de despedida, de fato estou me despedindo do cargo.
O segundo
O segundo discurso foi o do prefeito Barbosa Neto. Relembrou a importância do evento para a região e a importância de nossa região no cenário do agronegócio brasileiro. Discurso curto e apropriado para a ocasião em minha opinião.
O terceiro
O terceiro discurso coube ao Ministro Reinhold Stephanes que, antes, recebeu o título de sócio benemérito da Sociedade Rural do Paraná. Educadamente agradeceu pelo recebimento do titulo, que foi aprovado em assembléia geral, e manifestou seu entendimento de que a SRP é a sociedade rural mais organizada e eficiente do Brasil.
O quarto
O quarto discurso coube ao governador Roberto Requião. Bom de oratória, foi quem mais prendeu a atenção dos presentes. Aproveitou a ocasião para posicionar-se quanto à política econômica brasileira, especialmente quanto ao risco do desmantelamento da indústria nacional em função das importações de manufaturados chineses. O Real apreciado levando o Brasil a transformar-se em exportador de "commodities" agrícolas e minerais ,viáveis apenas em função da excelente produtividade nacional , e importador de tecnologia e bens de consumo produzidos no oriente. Em sua visão, com a diminuição das importações americanas da China em função da crise econômica norte americana, a China deixaria de adquirir nossa produção agrícola e mineral levando o Brasil a uma situação muito difícil: com a indústria sem competitividade ante os importados e as exportações de commodities sem mercado.

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Expo Cambé

Nossos planos eram, ainda em 2009, viabilizarmos a primeira ExpoCambé. Para se ter uma idéia o quanto estamos próximos de Cambé, parte do Parque Ney Braga não é Londrina, é Cambé. Conversamos com o prefeito João Pavinato, que aprovou a iniciativa, mas tivemos que deixar para 2010. Temos desenvolvido até a identidade visual do evento, marca, etc... Fica para apróxima diretoria o desafio.

Anísio Tormena

O Anísio Tormena e vários diretores da Alcopar também estavam presentes no lançamento da Expô. A Alcoopar, que congrega a indústria produtora de bioenergia (etanol, biodiesel, biogás, etc) do Paraná é extremamente bem organizada e já há vários mandatos é presidida pelo Anísio. A sede da Alcoopar fica em Maringá.

SRM

A cúpula da Sociedade Rural de Maringá esteve presente no lançamento da ExpoLondrina, liderada pela presidente Maria Iraclézia. Acho que é a primeira e única mulher presidindo uma Sociedade Rural no Brasil. Foi eleita anteriormente à eleição da senadora Kátia Abreu na CNA.

Galvão Bueno

O Galvão, que é produtor de gado Red Angus e sócio da Rural, não pode ir ao lançamento. Grande companheiro, foi ele quem aproximou a Ambev e a Rural, viabilizando o patrocínio da Brahma.
Convenção nacional
Ainda no ano passado,o Galvão Bueno participou de um encontro nacional da Ambev, ocasião em que fabricantes, distribuidores e toda a cúpula da Ambev esteve presente. No encerramento, o Galvão que fazia o uso da palavra provocou a empresa dizendo que mesmo patrocinando a Copa do Mundo e os principais eventos mundiais, ainda faltava um: a ExpoLondrina.
Ordens da presidência
No dia seguinte, recebi a ligação do pessoal da Ambev, seguindo ordens da presidência que ,ainda durante aquele encontro em que o Galvão fez a simpática provocação fora pessoalmente informar-se sobre a ExpoLondrina. Conheceram o evento mais detalhadamente e chegamos a um bom acordo.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Um pouco do lançamento da Expô.

Primeiro , é bom que fique claro que não sobrou quase nada para contar por aqui. Quando cheguei perto do computador já era tarde: os blogs já haviam contado quase tudo.
Quase tudo
Uma ou outra coisa escapou, como por exemplo: quem viu o vice-presidente da Rural, Fernando Prochet, conversando longamente com o vice-governador Orlando Pessuti? Em abril, o Pessuti assume o governo e muito provavelmente virá à ExpoLondrina exercendo o cargo.Aliás, em nossa primeira exposição em 2007, o governador Requião não pode vir o Pessuti é quem representou o governo na ocasião.
Bianchini
O Secretário da Agricultura do estado do Paraná está muito confiante com a possibilidade de declarar o Paraná Zona Livre de Febre Aftosa sem Vacinação ainda este ano. Quem sabe durante a Exposição em Abril?
Beto Richa
Ficou até praticamente o final do show. Na área externa ,discreto,conversando com amigos.
Titãs
Quase não chegaram à tempo. O voo que deveria chegar no final da tarde de São Paulo chegou praticamente à meia-noite.
Brazilio de Araújo
Ex-Presidente da SRP, da CONAB e do INCRA, ex-Secretário Estadual da Agricultura e... roqueiro.
Brahma
A felicidade do pessoal da Ambev. Ainda não conhecem a exposição mas, pelo aperitivo, já tiveram uma excelente impressão. Gostaram muito do envolvimento da cidade com o evento.
Terceiro prefeito
Em quatro anos de lançamentos de ExpoLondrina, a prefeitura do município foi representada por três prefeitos:o Nedson, depois o Padre Roque e, agora, o Barbosa Neto.
Três ministros da Agricultura
Durante o período, também tivemos três ministros da Agricultura: O Roberto Rodrigues, o Luiz Carlos Guedes e o Reinhold Stephanes. Apenas o Stephanes veio à exposição.O Guedes esteve no lançamento do ano passado como vice-presidente de agronegócio do Banco do Brasil.
Delazari
Também esteve por lá. Cumprimentou-me e foi embora junto com o Governador.
GM
Além do time completo da concessionária londrinense,com seu Assad à frente, também estava presente o diretor comercial da GM do Brasil. Combustível para a Expô.
É uma pena que meu computador estaja com problemas, senão poderia colocar algumas fotos do evento. Amanhã vou tentar superar isso e postar as fotos.

Manifesto

Começamos a divulgar o manifesto elaborado à partir de uma reunião realizada no dia 28 de janeiro na SRP que tinha como objetivo avaliarmos o PNDH-3 e seus impactos na agropecuária.
Resumidamente
Resumidamente, chegamos à conclusão de que deveríamos nos manifestarmos formalmente elaborando uma carta que foi batizada como "Carta do Norte do Paraná".
Considerações
Nas considerações que fazem parte da carta, deixamos claro que somos favoráveis ao desenvolvimento dos direitos humanos e que reconhecemos aspectos positivos no PNDH-3.
Entretanto
Entretanto, existem pontos no texto do PNDH-3 que discordamos e entendemos que seria fundamental deixarmos claro nossos pontos de divergência e formalmente apresentá-los às autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.
Participantes
Participaram do debate durante o encontro do dia 28 diversos produtores, sindicatos,associações e,apesar de ter sido encaminhado convite a vários congressistas, um único representante do legislativo, o deputado federal Abelardo Lupion.

Está lá no site

Está lá no site da SRP a nota de divulgação da "Carta do Norte do Paraná" e ,também, o conteúdo da carta. http://www.srp.com.br/page_lernoticia.asp?id=4112

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Cafeicultores X CONAB


Antes do evento de lançamento da ExpoLondrina 2010 realizamos uma excelente reunião entre o Ministro Reinhold Stephanes, técnicos da CONAB, cafeicultores e o presidente da Associação Brasileira de Bolsas , o Beto Ferrari. Em pauta, as divergências na classificação de qualidade do café vendido por produtores paranaenses à CONAB. Acredito que durante a próxima semana essas divergências já tenham sido superadas.

Discurso mini-saia

Tenho um amigo que diz que um bom discurso tem que ser como mini-saia: curto, justo e provocante. Digamos que meu discurso de ontem não se enquadre exatamente nesta classificação.

Discurso de lançamento da ExpoLondrina 2010

Senhoras e senhores, sejam bem vindos

Pela quarta vez nos reunimos para o lançamento da ExpoLondrina e , agora , motivados pela emblemática marca da realização desta exposição pela qüinquagésima vez consecutiva.

Como em todas as outras ocasiões,estabelecemos metas realmente ambiciosas:estamos em busca dos melhores debates e eventos técnicos,de uma mostra zootécnica grandiosa e diversificada. Pretendemos superar todos os nossos números recordes nos negócios e, ainda , recebermos, mais uma vez , o maior público de toda a nossa história.

Em nome da Sociedade Rural do Paraná, garanto a vocês: iremos alcançar cada uma destas metas estabelecidas!

Temos convicção de que atingiremos nossas metas porque contamos com a experiência acumulada de quarenta e nove anos de promoção deste evento .É a somatória dos esforços das diretorias e conselhos que passaram pela Rural desde a sua fundação que nos dá esta confiança e a quem nós externamos nosso reconhecimento. O reconhecimento que se inicia na gestão de Hugo Cabral e que se estende até nossos dias, através das gestões de Nicolau Lunardelli, Nelson Egas,Rafael Rezende,Antônio Fernandes Sobrinho, Nelson Maculan,Américo Ugolini,Omar Mazzei Guimarães,Francisco Antônio Sciarra, Neco Garcia, Luiz Roberto Neme, Jamil Janene, Brazílio Araújo Neto, Luiz Meneghel Neto, José Carlos Tibúrcio, Samir Cury, Francisco Galli e Edson Neme.

Este evento tradicionalmente é destinado ao lançamento de nossa ExpoLondrina mas diante de tantos sócios e representantes do setor não poderíamos deixar de transmitir-lhes uma mensagem tranqüilizadora:
Nós não concordamos com a íntegra do Plano Nacional de Direitos Humanos.

Entendemos que ele trata de forma excludente e preconceituosa a agropecuária que praticamos.Reconhecemos a importância dos direitos humanos e de diversos aspectos deste plano, mas jamais abriremos mão do pleno exercício das liberdades democráticas que tanto contribuíram para a construção de nossas cidades, de nosso estado e de nosso país.

Prefeito Barbosa Neto, em nome da Sociedade Rural do Paraná registro aqui os agradecimentos pelo apoio que tradicionalmente contamos da prefeitura municipal para a realização de nossa ExpoLondrina.

Ao Governo Federal,Ministro Reinhold Stephanes, nossos agradecimentos ao Ministério da Agricultura que sempre tem estado presente em nossos eventos, seja de forma direta, através desse ministério, seja através da importante participação da Embrapa.

Por favor sr.Ministro , estenda nossos agradecimentos ao presidente Lula e a todos os ministérios que, de forma direta ou indireta, tradicionalmente colaboram na realização deste nosso evento.

Governador Roberto Requião, em nome da Sociedade Rural do Paraná receba nossos agradecimentos pelo amplo apoio que tivemos do Governo do Estado desde o primeiro momento de nossa gestão.Foi esta parceria que propiciou as condições necessárias aos importantes avanços em nossa agenda técnica, na inclusão da Feira dos Sabores em nossa programação, nos diversos encontros , eventos e palestras organizados pela Secretaria da Agricultura, pela Emater, pelo IAP , pelo Iapar e UEL, além das tantas outras secretarias e empresas coligadas a elas.

Agradecemos, também, a todos os nossos parceiros, expositores e patrocinadores porque o entusiasmo e a capacidade de trabalho e realização de cada um de vocês é o combustível que faz com que nossa ExpoLondrina seja tão grandiosa.É o combustível que alimenta nossa coragem em estabelecermos metas cada vez mais ousadas e, acada ano, superá-las.
Muito obrigado.

A imprensa e aos meios de comunicação, em nome da Sociedade Rural do Paraná agradecemos a todos pela forma precisa , respeitosa e qualificada como nossos eventos e atos foram tratados desde o primeiro dia de nossa gestão. Nossos sinceros agradecimentos.

Senhoras e senhores, esta certamente será a última oportunidade que terei como presidente da Sociedade Rural do Paraná de dirigir-me a tantos sócios e amigos pois no lançamento da ExpoLondrina 2011 não estarei mais ocupando este cargo. Por isso , gostaria de tornar público meu reconhecimento a todos os diretores e conselheiros voluntários que me acompanham desde 2006 na condução desta entidade.

Aos funcionários desta entidade,minha sincera admiração. Muito obrigado a todos vocês.

Também é importante deixar registrado meus agradecimentos à minha família, meus pais e irmãos que compreenderam meu distanciamento de nossos negócios e apoiaram-me em todos os momentos.

A minha esposa e filhos, não consigo imaginar como puderam ser tão tolerantes e tão solidários mesmo diante da profunda mudança que o exercício desta presidência causou em nossa rotina familiar.

A todos aqui presentes, saibam que foi um privilégio, uma honra indescritível presidir a Sociedade Rural do Paraná durante estes últimos quatro anos.
Muito obrigado.

Matas ciliares

Hoje sobrevoei a região norte do estado o que possibilitou-me avaliar melhor as matas ciliares da região: há ainda um longo caminho a percorrer. Se existem muitos produtores que já tomaram providências na busca da recomposição de suas matas ciliares, isso não quer dizer que estejamos em uma situação confortável. Temos muito ainda a recompor.

Etapa superada

Mais uma etapa superada. A ExpoLondrina foi devidamente lançada ontem à noite perante sócios da Rural,expositores,autoridades e imprensa.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Reunião na Prefeitura

Acabamos de sair da prefeitura, o Beto Barros, coordenador da ExpoLondrina 2010 e eu. Estávamos reunidos com o prefeito Barbosa Neto com o objetivo de sintonizarmos as ações para a organização da exposição em abril.

Associação dos quadrinhistas de Londrina

Já ouviu falar nesta associação? Esta associação congrega o pessoal da produção das revistas em quadrinhos aqui de Londrina. Para comemorarmos os 50 anos da ExpoLondrina, firmamos uma parceria muito interessante , envolvendo mais um setor da produção artística londrinense, além de viabilizar uma nova interface de comunicação com o público infanto-juvenil. O Eloir Pacheco, presidente da associação, produziu um material de primeiríssima qualidade.

FILO e FML

Olha só que notícia boa: tanto o FILO quanto o Festival de Música de Londrina confirmaram suas programações durante a ExpoLondrina 2010. Ao longo dos últimos anos, na minha opinião, estas são as duas principais conquistas do setor de entretenimento de nosso evento, garantindo muita qualidade e diversificação.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ministro na Rural

Amanhã o Ministro da Agricultura estará em Londrina e, entre outros compromissos, passará lá na Rural. Está agendada uma conversa com algumas lideranças do setor cafeeiro, incluindo instituições responsáveis pela comercialização do café no Paraná.

Programa da Cloara

Hoje fui ao programa da Cloara. Super produzido, cheio de atrações, cozinha funcional, maquiagem , variedades e até um quadro com cães. Não vi a parte com cães, mas a veterinária que estava lá era minha colega no tempo da faculdade, a Maíza.

Manifesto

Já está redigido o manifesto relativo ao PNDH-3.Vamos aprová-lo hoje em reunião de diretoria. Provavelmente teremos algumas modificações mas acredito que a essência do que foi discutido em nosso encontro já esteja contemplado.

C.C.I.R.

A confusão começou. Previsível, as muitas propriedades que fizeram seus georreferenciamentos e ainda estão aguardando a avaliação do Incra e também aquelas que não concluíram seus trabalhos estão com seus C.C.I.R. bloqueados. Agora, alguns bancos já afirmam que não irão liberar financiamento para custeio e investimentos para propriedades sem o CCIR. Todos sabíamos que era impossível georreferenciar tantas propriedades rurais em tão pouco espaço de tempo e que o Incra teria dificudades em avaliar tantos trabalhos técnicos.

Jorge e Matheus lideram


As vendas de ingressos já começaram e a liderança na venda dos ingressos ,por enquanto , é do Jorge e Matheus que , inclusive, jamais se apresentaram na ExpoLondrina.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Passado , Presente e Futuro

Cafeicultura, diversificação e agroindustrialização representam bem qual foi a principal preocupação da Rural no passado, sua atuação no presente e seu posicionamento estratégico.

Algo de errado


O principal ítem da pauta de exportações do agronegócio do Pará é o boi vivo. Gerou uma receita de mais de 400 milhões de dólares em 2009. Como pode ser mais vantajoso comprar um boi, embarcá-lo vivo e alimentá-lo durante a travessia do Atlântico ante a alternativa de abatê-lo em terras brasileiras e exportar-se apenas a carne já industrializada?

Ela vai conhecer o Victor e o Leo


Já virou tradição : todos os anos o primeiro ingresso vendido garante a visita ao camarim do show escolhido. Este ano o primeiro ingresso foi vendido para a Angelita, nossa vizinha, pois é funcionária do Sindicato Rural de Londrina.

E o etanol?

Vai ainda ser notícia muitas vezes este ano. Ao contrário de algumas análises precipitadas, a diminuição da oferta de etanol hidratado não coloca em risco o programa deste biocombustível. Os carros brasileiros que atualmente se abastecem de etanol são flex e qualquer pressão nos preços provoca a migração do consumidor para a gasolina. No passado,os veículos movidos a álcool ,que é o mesmo produto que hoje chamamos de etanol, não tinham opção: era álcool ou álcool.
Investimentos
Isso sem falar que é exatamente esta pressão de demanda que irá estimular novos investimentos no setor. A escassês estimula o aumento da produção. No passado, os veículos movidos a álcool não tinham opção: era álcool ou álcool e a resposta do aumento da produção não era rápida o suficiente para atender a frota a tempo. Simplesmente o consumidor, sem combustível à disposição, mudou para o carro à gasolina.
Notícia
Mas que será notícia , isso é inevitável. O etanol está sujeito às variações climáticas que impactam diretamente na produção da cana. Está sujeito também às oscilações do mercado internacional do açúcar, já que a matéria prima deste e do etanol é a mesma. Isso sem falar da possibilidade de importação de etanol de outros países, como os USA, que produzem o combustível de forma subsidiada à partir do milho. Certamente, ao longo deste ano, o etanol será notícia.

Desde ontem

Apenas para constar: já estou por aqui desde ontem. Ou melhor, desde esta madrugada. Meu retorno atrasou em função de um inusitado abastecimento de diesel em meu carro à gasolina. Atrasei um pouco, mas cheguei.